Botulismo, carbúnculo sintomático e gangrena gasosa: como prevenir e tratar essas doenças?

Postado em: 16/10/2017 | 1 min de leitura Escrito por:
Botulismo, carbúnculo sintomático, gangrena gasosa e as enterotoxemias são algumas das doenças que fazem parte do grupo de patologias conhecido como "clostridioses". São causadas pelas bactérias do gênero Clostridium e normalmente são encontradas no intestino dos animais e no ambiente. Podem ser causadas tanto pelo próprio microrganismo, como por suas toxinas.

No Brasil, estas doenças estão entre as que mais matam, já que, apesar de poderem ocorrer de forma isolada, o mais comum é que aconteçam em forma de surtos, acometendo vários animais do rebanho. As mais comumente encontradas nos rebanhos leiteiros são: botulismo, carbúnculo sintomático, gangrena gasosa e as enterotoxemias.

Devido a sua importância, é fundamental que produtores, veterinários e demais envolvidos com a produção conheçam a fundo os sinais clínicos destas doenças, e entendam quais as medidas necessárias para realizar seu controle e prevenção.

Por isso, o EducaPoint lançou recentemente na plataforma, um curso online que ensina como prevenir e tratar essas doenças, evitando os prejuízos que as clostridioses podem trazer aos rebanhos bovinos.

Confira agora o convite da instrutora do tema, Amanda N. Diniz (mestre especialista em sanidade animal):



Confira o conteúdo completo deste treinamento, clicando aqui: https://www.educapoint.com.br/v2/curso/clostridioses/. Para assistir todas as aulas deste treinamento online, basta assinar o EducaPoint. Além desse curso, os assinantes têm acesso ilimitado a mais de 100 outros cursos.

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082

 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP