"Os carrapatos cospem no prato que comem". Por que isso é dito?

Postado em: 21/02/2018 | 2 min de leitura Escrito por:
Uma das maiores preocupações em relação ao carrapato bovino é com as doenças que ele pode trazer ao rebanho. Durante a sucção do sangue, esse ectoparasita aproveita apenas a parte sólida dele (células vermelhas), regurgitando o plasma sanguíneo de volta para o bovino. Durante esse ato de regurgitar o plasma, os carrapatos transmitem doenças para os animais.

Além deste já citado, muitos outros problemas são causados por esse pequeno parasita. Quando existe uma infestação de carrapatos em um bovino, ocorrem danos diretos e indiretos ao animal que, obviamente, ficam muito mais evidentes quando essa infestação é elevada. Conheça abaixo:

A picada do carrapato provoca uma irritação local, que pode evoluir para um quadro de reação inflamatória: uma porta de entrada para agentes infecciosos secundários, por exemplo.



Quando um animal tem um elevado parasitismo pelo carrapato bovino, seu epitélio é substituído por um tecido conjuntivo, provavelmente uma defesa do organismo para tentar ajudar a combater uma futura infestação. Quando esse tecido epitelial é substituído pelo tecido conjuntivo, não crescem mais pelos neste local, no animal.

vaca sem pelo

Cada fêmea de carrapato pode ingerir cerca de 1,5ml de sangue. Essa quantidade pode parecer insignificante, mas um bovino pode ter centenas de carrapatos e isso sim vai ocasionar muitos prejuízos como debilidade orgânica, atraso no crescimento e até o óbito do animal.

Outro aspecto que ressalta a importância do carrapato é que a elevada infestação desse parasita pode levar à bicheira, outro ectoparasito que acomete os bovinos: larvas de moscas que se alimentam de tecido vivo. Isso ocorre pois quando as teleógenas (fêmeas do carrapato) se desprendem do animal para cair no solo e dar sequência em seu ciclo de vida natural, elas deixam no local da picada uma substância anticoagulante que faz o sangue continuar fluindo por alguns minutos. A presença dessa solução de continuidade, em conjunto com o sangue, atrai a mosca adulta (Cochliomyia hominivorax) que deposita ali seus ovos. Depois de 24 horas, eclodem as larvas que começam a se alimentar de tecido vivo.



O curso online "CONTROLE ESTRATÉGICO DO CARRAPATO BOVINO" ministrado pelo especialista na área de parasitologia em ruminantes, prof. Welber Lopes, ensina os principais métodos de controle do carrapato R. (B.) microplus, além de vantagens e limitações de cada um dos métodos de controle e algumas medidas integradas para manter a infestação abaixo do nível de dano econômico.

Para participar deste curso online, assine o EducaPoint!  Você terá acesso a todos os nossos cursos online por meio dessa assinatura! Confira os planos clicando aqui » ver planos de assinatura.



Mais informações
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP