Cascos brancos são mais frágeis: mito ou verdade?

Postado em: 02/04/2018 | 1 min de leitura Escrito por:
Quando se fala em prevenção de problemas podais e de casco em bovinos, existem algumas dúvidas comuns. Uma delas é: existe alguma diferença entre casco branco e casco preto no que diz respeito à resistência do casco?

No sentido de elucidar essa dúvida, alguns trabalhos de pesquisa mediram a composição química do casco branco e do casco escuro, tanto em cavalos como em bovinos, e não foi encontrada uma diferença bioquímica significativa que demonstre que o casco preto é mais resistente que o branco, seja na composição de íons, seja nos componentes aminoácidos que compõem essas unhas.

O especialista em Podologia Bovina, Péricles Ricardo Lacerda e Silva, médico veterinário e mestre em Clínica Médica, disse que em sua rotina de trabalho com casqueamento, não conseguiu identificar diferença entre o casco preto e o branco. Na verdade, segundo ele, "animais com casco de coloração preta normalmente têm um nível de produção de leite menor e, portanto, um nível de exigência menor de saúde, incluindo a saúde do casco, do que os animais de casco branco".

O especialista orienta que, ao se buscar um animal mais adequado geneticamente para um determinado sistema de produção, deve-se observar animais com boa conformação de pernas e pés, e que tragam em sua seleção genética informações a respeito dessa característica, no caso de touros.

Vale destacar que esse animal com boa conformação de pernas e pés permanecerá mais tempo no rebanho, uma vez que os problemas podais são uma das principais causas de eliminação precoce de animais do rebanho.

Confira, na videoaula abaixo, as dicas do especialista:


Esta aula foi extraída do curso online Medidas de manejo envolvidas na prevenção de problemas podais dos bovinos, que aborda, além de fatores relacionados ao animal, fatores relacionados ao ambiente, nutrição e dietas, e manejo, essenciais para a prevenção de problemas podais.

Para assistir ao curso completo, basta assinar o EducaPoint! Por um pequeno valor, você terá acesso a TODOS os cursos disponíveis. São mais de 150 temas!



Mais informações
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082
 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP