Fechar Precisa de ajuda?
Fechar
ATENDIMENTO ONLINE

PRECISA DE AJUDA?
TEM ALGUMA DÚVIDA?

Fale agora com um de nossos atendentes.
Das 8h às 12h e das 13h às 17h.

ENTRAR NO CHAT

BLOG

Postado em: 05/12/2017

Casqueamento preventivo: qual a frequência e como fazer?

A ocorrência e a incidência dos problemas de cascos estão relacionadas a diversos fatores, entre eles, os relacionados ao animal (como a conformação e imunidade, por exemplo), ao ambiente em que são mantidos (instalações, pisos, corredores, tipos de cama, etc.), à nutrição que recebem, às condições de manejo, entre outros.

Em sistemas de produção leiteira, a sanidade dos cascos é especialmente importante, uma vez que os problemas podais são umas das principais causas de eliminação precoce de animais do rebanho. Para se ter uma ideia, uma vaca leiteira com leve desconforto na locomoção causada pelos cascos alongados, pode estar deixando de produzir até 5 litros de leite por dia, dependendo da lesão, além de apresentar uma queda de 5% na taxa de concepção. Em um caso mais avançado, essa redução pode chegar a 30 litros de leite por dia, e uma queda de 50 a 100% na taxa de concepção.

Reduzir o aparecimento das lesões do casco e a incidência no rebanho é possível através da realização do casqueamento preventivo. As estratégias básicas de quando fazer são:

* No mínimo 2x por ano;
* Durante período de secagem;
* Em torno de 80 a 100 dias após parto;

Essas estratégias e outras dicas de como realizar o casqueamento durante a rotina na propriedade são abordadas com detalhes na videoaula abaixo, apresentada pelo MSc. Péricles Ricardo Lacerda e Silva (médico veterinário e especialista em podologia bovina). Assista:



Esta aula foi extraída do curso online Medidas de manejo envolvidas na prevenção de problemas podais dos bovinos. Para ter acesso ao conteúdo completo, basta ser assinante do EducaPoint! Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece em um sistema de assinatura o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os usuários têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são cerca de 100 temas).

Conheça os planos aqui! Ou experimente realizando um breve cadastro no site: https://www.educapoint.com.br/experimente/

Mais informações

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082
Skype: atendimento@educapoint.com.br 

Ficou com dúvidas, gostaria de sugerir de sugerir um tema ou saber mais sobre o EducaPoint? Envie uma mensagem para nós:

Enviar

Você está procurando soluções para público corporativo?

Cursos fechados ou vagas para grandes turmas

VEJA NOSSAS SOLUÇÕES
Rede Agripoint

Copyright © 2017 AgriPoint - Todos os direitos reservados

AgriPoint Serviços de Informação para o Agronegócio
CNPJ 03.775.184/0001-50

Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP

design salvego.com - desenvolvimento d-nex

Uma empresa associada da abed
ENCONTRE-NOS: