Como calcular o escore de jarrete?

Postado em: 11/12/2018 | 2 min de leitura Escrito por:
O conforto e bem-estar são condições importantes para a máxima expressão do potencial produtivo dos animais. Para vacas leiteiras, melhores condições de conforto proporcionam maior produção e melhor qualidade do leite.

Dentre os inúmeros indicadores de bem-estar dos animais, qual a importância do escore de jarrete?

O escore de jarrete precede, muitas vezes, o escore de locomoção. Esse escore informa o quão abrasiva, dura e compactada está a cama dos animais, especialmente no caso de animais confinados em free-stall, apesar de também poder ser utilizado em animais criados em compost barn ou a pasto.

Assim, o escore de jarrete dá importantes informações sobre a qualidade da cama utiilizada na fazenda.

A importância do escore de jarrete é tão grande que ao se observar aumento das lesões que as vacas possuem no jarrete, pode-se afirmar com segurança que está havendo aumento em problemas de locomoção, o que significa maior chance de descarte do animal. Além disso, precede situações bastante graves dentro do rebanho e acontece, muitas vezes, antes mesmo de a vaca mancar.

Como calcular o escore de jarrete?

O escore de jarrete é calculado mensalmente. Um bom local para que ele seja calculado é dentro da sala de ordenha, porque, devido à posição dos animais, o jarrete pode ser facilmente visualizado.

O escore de jarrete é calculado com amostra de, ao menos, 20% do rebanho. Obviamente, quanto maior o número de animais incluídos na amostra, mais fidedignos serão os resultados.  Quando a vaca se posiciona na sala de ordenha, fica bastante fácil de se observar seu jarrete. O escore de jarrete vai do 1 ao 3:



Escore 1: jarrete perfeito.

Escore 2: jarrete começando a ter lesão, sendo o principal sinal a perda de pelo. Assim, normalmente não há uma lesão aparente, mas há uma região com perda de pelo. Isso é um sinal de que a vaca está ficando em uma cama abrasiva.

Escore 3: As lesões já se formaram e, além da perda de pelo, muitas vezes, já há processos inflamatórios. Animais nessas condições sentem dores, precisam de cuidados e uma cama de melhor qualidade.

As chances de um animal com escore 3 de jarrete se tornar um animal de descarte devido à sua locomoção, por não conseguirem se alimentar, conceber ou apresentarem abortos caso estejam prenhes passa a ser muito grande.

O escore de jarrete deve ser calculado todos os meses. O objetivo é ter mais de 85% das vacas do rebanho com escore de jarrete 1; cerca de 10% dos animais no escore 2; e menos de 5% no escore 3.

Você utiliza o escore de jarrete para avaliar o conforto e o bem-estar de suas vacas? Como anda esse indicador na sua fazenda?

Essas informações foram fornecidas pelo médico veterinário, Sandro Viechnieski, que no curso on-line Indicadores de bem-estar: como medir o conforto e aumentar a produção de leite, apresenta algumas práticas simples, e sem custos, que permitem avaliar o conforto e bem-estar para vacas leiteiras dentro da rotina da fazenda.

O curso faz parte da plataforma EducaPoint que, além desse curso, já tem mais de 130 temas! O acesso à plataforma permite o acesso a TODOS OS CURSOS! Confira aqui como participar!

Aproveite também e já baixe o aplicativo do EducaPoint para poder assistir às aulas mesmo sem internet. Basta ser assinante e fazer o download das aulas!

Mais informações:

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
www.educapoint.com.br

Dúvidas, críticas ou sugestões de temas? Envie um e-mail para contato@educapoint.com.br

 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP