Quanto se pode pagar por um touro?

Postado em: 06/06/2018 | 2 min de leitura Escrito por:
Em fazendas que utilizam a monta natural, as características dos touros utilizados são responsáveis por grande parte dos resultados produtivos, de acordo aos objetivos definidos para o rebanho. Assim, existem detalhes muito importantes que devem ser considerados antes, durante e após a aquisição de touros para monta natural.

Dentre os diversos fatores a serem considerados ao se comprar um touro, uma pergunta que está na cabeça de qualquer comprador é: quanto eu posso pagar pelo touro? Ou seja, qual o custo-benefício que aquele touro vai trazer para mim? Trata-se de uma pergunta complexa e muito difícil de ser respondida de forma estritamente objetiva.

No entanto, há fatores que podem ajudar a ponderar o quanto se pode pagar pelo touro:

1) Nível de utilização

Em uma fazenda onde se tem apenas o touro cobrindo as vacas, ou seja, 50% do mérito genético de todos os produtos vai vir do touro, certamente deve-se buscar touros mais completos, melhoradores, que são bons em várias características, mas que, com certeza, vão custar um pouco mais. Isso não é um problema, pois todo esse potencial genético será usado na produção de bezerros.

Já em uma fazenda onde se faz inseminação artificial e boa parte dos bezerros serão frutos do cruzamento industrial, o enfoque será muito mais em características maternais, que nem sempre estão relacionadas com o custo do touro. Pode-se comprar touros com bom preço e que tenham altos índices maternais ou buscar algo específico em determinados touros para trazer para o rebanho.

2) Selecionador

Quanto mais respaldo, mais tempo de seleção, um trabalho mais bem feito, maior a procura pelo trabalho desse selecionador, aumentando, por conseguinte, o preço. Assim, o alto custo, nesse caso, está diretamente relacionado à alta demanda, podendo-se encontrar touros com menor preço em selecionadores com menor demanda.

3) Qualidade genética

A qualidade genética não tem muita relação com proximidade, ou seja, nem sempre o produtor que está mais próximo de você tem a qualidade genética buscada, sendo necessário buscar em outros lugares mais distantes, o que acaba aumentando o custo da compra do touro.

Esses são alguns pontos que podem ajudar a decidir o quanto pagar pelo touro. É interessante definir alguns limites de preço, associados a características específicas, criando uma estratégia de compra. Além disso, deve-se negociar com o fornecedor, já que ele também tem interesse nessa venda.

Confira abaixo o consultor em Melhoramento Genético Bovino, Daniel Biluca, explicando em detalhes como se faz a avaliação do preço do touro no momento da compra:



Essa aula faz parte do curso  on-line Pontos estratégicos na escolha e compra de touros, oferecido pelo EducaPoint. O curso apresenta pontos importantes para guiar o pecuarista na compra dos reprodutores para sua fazenda.

Durante o curso, o instrutor faz demonstrações práticas da avaliação visual dos touros e de como o aparte deve ser feito, além de tratar de forma ampla todos os aspectos inerentes à propriedade e seus objetivos, à compra propriamente dita (o que o mercado oferece e quanto pagar), e também à avaliação dos resultados.

Assista ao curso completo e saiba escolher o touro certo para o seu rebanho! Para isso, basta ser assinante do EducaPoint! 
 
Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são mais de 150 temas).

Conheça os planos aqui!

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
 
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP