[Vídeo] Free Stall: como projetar e executar um sistema adequado?

Postado em: 24/11/2017 | 2 min de leitura Escrito por:
O free stall é um tipo de estrutura muito utilizado para confinamento de rebanhos leiteiros, em vários países do mundo. O sistema consiste em áreas com camas individualizadas, corredores de acesso e pistas de trato.

Entre os benefícios do free stall podemos citar a possibilidade de controlar melhor as condições do ambiente - melhorando o conforto animal e evitando flutuações de produção entre inverno/verão -, oferecer resfriamento adequado às vacas – com uso de ventiladores e aspersores -, facilitar o monitoramento do rebanho, como detecção de cios, acompanhamento pré e pós-parto, bem-estar animal, etc, além de otimizar o uso da dieta total e liberar espaço da propriedade para recria ou produção de alimentos, entre outros.

Mas o sucesso no uso do free stall é totalmente dependente de: 1) fazer um projeto bem planejado, adequado às condições do terreno e às características do rebanho; e 2) realizar um correto manejo diário, tanto de limpeza das camas, corredores, bebedouros e cochos, como também do manejo dos dejetos, ciclos de resfriamento, oferta de alimentos, entre outros.

Antes mesmo de iniciar o projeto, é fundamental pensar nos pontos que vão definir os resultados do projeto, avaliando assim se a execução será bem-sucedida ou não. Confira na aula abaixo, as premissas que precisam ser analisadas:

Outros pontos a serem considerados num projeto para construção de free stall são apresentados pelo médico veterinário Marco Antônio Pádua Carvalho - especialista em gestão de fazendas leiteiras - no mais novo curso online do EducaPoint “Confinamento em Free Stall: como projetar e executar um sistema adequado”;

Ao longo do curso ele mostra as medidas e materiais indicados para construção do barracão, desde o piso, pé direito e telhado, e ensina, com demonstrações práticas, como dimensionar camas, corredores e pistas de trato, como posicionar corretamente os bebedouros, aspersores e ventiladores, quais materiais podem ser utilizados como cama para as vacas, bem como os sistemas de limpeza e tecnologias disponíveis.

Se você pretende usar esse tipo de sistema para confinamento do rebanho, e quer conhecer a estrutura e seu manejo, assista a esse curso e veja detalhes do projeto que farão toda diferença na qualidade das rotinas diárias!

Confira o convite feito pelo professor:


Para participar deste treinamento, basta efetuar a assinatura da plataforma EducaPoint. Além deste treinamento, os assinantes do EducaPoint têm acesso ilimitado a um portfólio completo de conteúdo de alta relevância para a pecuária brasileira.


Mais informações
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082
Skype: atendimento@educapoint.com.br

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP