Quais as diferenças na criação de bezerras no modelo orgânico de produção?

Postado em: 06/04/2018 | 3 min de leitura Escrito por:
Os consumidores estão cada vez mais exigentes, buscando produtos de origem conhecida, e vindos de sistemas que produzam de forma sustentável. Nesse contexto, o mercado de produtos orgânicos vem ganhando espaço.

Com o objetivo de agregar valor e diferenciais à sua matéria-prima, conquistando esse mercado, o produtor Claudinei Saldanha Junior optou por converter o Recanto SS para o modelo orgânico de produção. Localizada em Itirapina, SP, a propriedade produz leite desde 2005, e em 2013 iniciou o processo de conversão, obtendo a certificação em 2014.

Criação de bezerras no modelo orgânico de produção

Confira abaixo como é o sistema de criação de bezerras no Recanto SS:

1. Colostragem natural

A fazenda utiliza inseminação artificial e, assim que a bezerra ou o bezerro nasce, é feita a checagem da colostragem desse bezerro. No Recanto SS, a colostragem é feita da forma mais natural possível, direto na mãe. Segundo o produtor, "estudos mostram que esse momento de afeto entre a mãe e o bezerro induz à involução de útero da vaca, sendo esse um dos muitos benefícios de se fazer a colostragem natural", afirma Júnior.

Caso se perceba que o animal não tenha mamado a quantidade necessária de colostro direto na mãe, após algumas horas é feita a colostragem via manual, utilizando mamadeira, sem a utilização de sonda, seguindo sempre a maneira mais natural possível.

2. Cura do umbigo

Após a colostragem, é feita a cura do umbigo durante três dias seguidos, com iodo 10%, certificando-se de que o umbigo foi bem curado e seco.

3. Sistema de recria

Após a cura do umbigo, as bezerras vão para o sistema de recria, onde têm uma mobilidade de quatro a cinco metros para caminhar, com mais um metro e meio de cabo, garantindo a movimentação dos animais, enquanto recebem o leite in natura.

Bezerras com grande possibilidade de mobilidade

Vale destacar que, segundo a Instrução Normativa 46, que descreve as exigências para a produção de leite orgânico, não é permitido o uso de sucedâneo para aleitamento de bezerras (os). A normativa determina que o animal precisa ficar 90 dias no ambiente da mãe e consumindo leite da mesma espécie, embora não necessariamente da mãe.

No Recanto SS, as bezerras recebem seis litros de leite durante os primeiros 60 dias, que são reduzidos para quatro litros de leite até a desmama. A desmama é feita aos 120 dias ou quando atingem 110 quilos.

No ambiente de recria os animais têm acesso a sombra, água fresca, quantidade necessária de leite, bem como de concentrado, preservando sempre o bem-estar animal.

Os bezerros machos são descartados da propriedade depois de 90 dias, sendo dada continuidade da desmama apenas com as fêmeas. A IN 46 exige que os animais que serão descartados fiquem no mínimo 90 dias dentro da propriedade.

4. Alojamento em piquetes coletivos

Após a desmama, as fêmeas são alojadas em piquetes coletivos com pastejo rotacionado e suplementação de concentrado.

Bezerras em piquetes coletivos

5. Transferência para uma propriedade convencional

No Recanto SS, quando as bezerras atingem aproximadamente 180 quilos, são transferidas para uma propriedade convencional onde ficam até estar prenhas. Isso permite liberar espaço na propriedade e reduzir o custo da recria de novilhas.

6. Retorno à propriedade orgânica

Quando a novilha é inseminada e diagnosticada como prenha, é transferida de volta para a propriedade orgânica com até 90 dias de prenhez, permanecendo no manejo orgânico. Segundo a IN 46, o animal precisa seguir seis meses de conversão dentro da propriedade orgânica para, enfim, parir e produzir leite orgânico.

Confira na videoaula abaixo a apresentação feita pelo produtor, Claudinei Saldanha Junior, sobre o seu sistema de criação de bezerras no modelo orgânico:


Essa aula faz parte do curso Leite orgânico: a opção do Recanto SS para agregar valor e diferencial à matéria-prima, onde são apresentadas todas as rotinas da fazenda, desde o manejo das pastagens, estratégias de suplementação alimentar, criação de bezerras, sistema de ordenha, manejo reprodutivo e sanitário. O produtor fala também sobre o processo de conversão e certificação da propriedade, e da importância de parcerias estratégicas para os interessados neste modelo de produção.

Para ter acesso completo ao curso basta assinar o EducaPoint. Com planos acessíveis de assinatura, os assinantes têm acesso a um portfólio completo de treinamentos que visam aperfeiçoar os conhecimentos dos profissionais que se dedicam a pecuária, auxiliando nos desafios diários. E os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são mais de 150 temas).

Conheça os planos aqui! 

Mais informações
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082
 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP