Quais as finalidades dos sistemas de cruzamento de raças leiteiras?

Postado em: 12/04/2018 | 1 min de leitura Escrito por:
O melhoramento genético dos animais domésticos depende, basicamente, da mudança das frequências gênicas, causadas por processos direcionados pelo homem, entre eles,  os cruzamentos entre raças.

Os sistemas de cruzamentos de raças leiteiras têm como finalidade explorar a complementariedade e/ou a heterose. Entenda um pouco mais esses conceitos:

Complementariedade

É a possibilidade de se combinar, em um único animal, as características desejáveis das raças paterna e materna.

Heterose

A heterose, também chamada de vigor híbrido, é a superioridade média dos filhos em relação à média dos pais. A heterose pode ser calculada por meio de uma expressão matemática:



Confira os gráficos abaixo:





Vamos supor que a média da progênie oriunda dos cruzamentos dos indivíduos da raça 1 com a raça 2, do exemplo acima, seja de 4.500 quilos. Veja como fica a fórmula matemática:

H = 4.500 – ½ (5.500 + 2500)
H = 4.500 – 4.000 = 500 kg

A heterose, além de poder ser calculada na unidade da característica, pode ser calculada também como percentual. Confira a fórmula usada:


No exemplo acima, a fórmula fica assim:

%H = (500/4.000) x100 = 12,5%

Quais os principais motivos para expressão da heterose?

- Distância entre as raças;
- Condições de ambiente em que os animais são manejados.

É muito importante ter em mente que a definição do esquema de cruzamento deve ser feita com base não só nos objetivos da exploração, mas também, com base nos recursos genéticos e financeiros disponíveis. Não há a necessidade de vender o gado cruzado para comprar matrizes holandesas e gir, por exemplo. Na realidade, todos os animais que já estão na propriedade podem, em algumas situações, ser utilizados no esquema de cruzamento.

Confira, na videoaula abaixo, todas as explicações dadas pelo pesquisador da Embrapa e especialista em Melhoramento Animal, Dr. Marcos Vinicius G. Barbosa da Silva:



Esta aula foi extraída do curso online Melhoramento genético em bovinos leiteiros, onde o instrutor ensina as melhores formas para aumentar a eficiência de seleção e os ganhos genéticos do rebanho, obtendo, dessa forma, melhores resultados. Confira aqui o conteúdo completo.

Para participar, basta assinar o EducaPoint. Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são mais de 150 temas).

Conheça os planos aqui! 

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP