Cultura microbiológica na fazenda: como usá-la para o controle de mastite?

Postado em: 07/02/2018 | 1 min de leitura Escrito por:
O uso indiscriminado de antimicrobianos em rebanhos leiteiros tem preocupado órgãos governamentais em diversos países. O aumento do risco de resíduos no leite e derivados, o possível desenvolvimento de resistência de microrganismos patogênicos aos antimicrobianos, e as perdas econômicas associadas com o tratamento da vaca e descarte de leite são alguns dos motivos dessa preocupação.

A cultura microbiológica tem sido uma estratégia muito utilizada por diversas fazendas do mundo todo, como forma de racionalizar o uso de antimicrobianos. Essas fazendas implementaram programas de tratamento seletivo de mastite clínica, nos quais o uso de antimicrobianos depende dos resultados de identificação microbiológica.

Outro fator muito importante é que, através dessa técnica, é possível aplicar protocolos de tratamento específicos para determinados tipos de agentes, obtendo respostas muito mais efetivas e maior taxa de cura clínica e bacteriológica.

Esse assunto, é abordado em detalhes no EducaPoint, em um curso online recentemente lançado, ministrado por Dr. Marcos Veiga (professor da USP e Coordenador do laboratório QUALILEITE) e o MSc. Eduardo Pinheiro (Consultor especialista em qualidade do leite e controle de mastite).

No curso, eles explicam tudo sobre essa ferramenta, desde os procedimentos que a fazenda deve seguir para realizar o procedimento da forma correta e obter resultados seguros, os materiais necessários para coleta e inoculação da amostra, como realizar a leitura das placas e interpretar os resultados, bem como os cuidados que devem ser tomados para se evitar os erros mais comumente encontrados.

Confira o convite feito pelo professor Marcos:



Este curso conta também com a participação especial do Dr. Tiago Tomazi, pesquisador no Laboratório QUALILEITE e consultor em qualidade do leite, o qual compartilha sua vasta experiência durante algumas aulas deste treinamento, além de apresentar resultados de pesquisas recentes realizadas a campo.

Assista ao conteúdo completo deste treinamento e saiba como a cultura microbiológica pode auxiliar produtores e técnicos na tomada de decisão correta quanto aos casos de mastite clínica no rebanho!


Para ter acesso ao conteúdo de TODOS os cursos (mais de 150), basta assinar a plataforma EducaPoint! Não há fidelidade no plano de assinatura (o cancelamento é realizado pelo próprio site, em 3 cliques, sem qualquer burocracia), clique aqui: https://www.educapoint.com.br/v2/checkout/ e confira os planos.


Mais informações
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP