Fechar Precisa de ajuda?
Fechar
ATENDIMENTO ONLINE

PRECISA DE AJUDA?
TEM ALGUMA DÚVIDA?

Fale agora com um de nossos atendentes.
Das 8h às 12h e das 13h às 17h.

ENTRAR NO CHAT

BLOG

Postado em: 19/03/2018

Como usar a cultura microbiológica para terapia seletiva de vacas secas

Uma das aplicações da cultura microbiológica na fazenda é para terapia seletiva para vacas secas.

O que é isso?

Hoje, em alguns países, é obrigatório que se faça cultivo por quarto mamário das vacas antes que essas sejam secas. Isso porque não deveríamos aplicar antibióticos em quartos sadios. Se não existe a infecção mamária, não existe justificativa para que se aplique o antibiótico intramamário. Como isso já é lei em muitos países, essa técnica vem sendo difundida em grande escala.

Como funciona essa técnica?

Um dia antes da vaca ser seca, é coletada uma amostra por quarto mamário da vaca e essas amostras são incubadas. No dia seguinte, quando a vaca será seca, é feita a leitura dessa incubação e somente é aplicado antibiótico intramamário nos quartos que apresentarem isolamento positivo na cultura realizada.

Porém, o selante é aplicado em todos os quartos, tanto nos que apresentaram isolamento positivo quanto nos que apresentaram isolamento negativo.

Vantagens dessa técnica:

- Reduzir a utilização de antibiótico intramamário no momento da secagem (benefício econômico).

- Reduzir o uso de antimicrobianos na fazenda e, consequentemente, o risco de contaminação do leite por antibióticos.

Um caso frequente de contaminação do leite por antibiótico é o caso de vacas que foram secas e adiantaram o parto. Nesse caso, o antibiótico de secagem apresenta um período de carência superior ao período em que as vacas ficaram secas.

Quando a terapia seletiva de secagem é feita na fazenda, como a utilização de antimicrobianos para o período seco é reduzida, reduz-se também o risco de contaminação do leite por antibióticos após o parto da vaca e sua inclusão no tanque.

Esse é um dos temas abordados em detalhes no EducaPoint, em um curso online ministrado pelo Dr. Marcos Veiga (professor da USP e Coordenador do laboratório QUALILEITE) e o MSc. Eduardo Pinheiro (Consultor especialista em qualidade do leite e controle de mastite).

Assista abaixo a videoaula sobre aplicação da técnica da cultura microbiológica para terapia seletiva de vacas secas:

Essa aula faz parte do curso Cultura microbiológica na fazenda: como usá-la para o controle de mastite, do EducaPoint, onde eles explicam tudo sobre essa ferramenta, desde os procedimentos que a fazenda deve seguir para realizar o procedimento da forma correta e obter resultados seguros, os materiais necessários para coleta e inoculação da amostra, como realizar a leitura das placas e interpretar os resultados, bem como os cuidados que devem ser tomados para se evitar os erros mais comumente encontrados.

Para assistir ao curso completo, basta assinar o EducaPoint! Aproveite o mês de aniversário do EducaPoint para adquirir o seu acesso! Assine agora mesmo o plano anual por apenas R$600, clicando aqui: https://www.educapoint.com.br/checkout/. Por esse valor, você terá acesso a TODOS os cursos disponíveis e aos novos que serão adicionados pelo período de 12 meses.

Ou experimente realizando um breve cadastro no site: https://www.educapoint.com.br/experimente/

Mais informações

contato@educapoint.com.br

Telefone: (19) 3432-2199

Whatsapp (19) 99817- 4082

Skype: atendimento@educapoint.com.br

Ficou com dúvidas, gostaria de sugerir de sugerir um tema ou saber mais sobre o EducaPoint? Envie uma mensagem para nós:

Enviar

Você está procurando soluções para público corporativo?

Cursos fechados ou vagas para grandes turmas

VEJA NOSSAS SOLUÇÕES
Rede Agripoint

Copyright © 2018 AgriPoint - Todos os direitos reservados

AgriPoint Serviços de Informação para o Agronegócio
CNPJ 08.885.666/0001-86

Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP

design salvego.com - desenvolvimento d-nex

Uma empresa associada da abed
ENCONTRE-NOS: