Custo com alimentação: como lidar com os gastos?

Postado em: 08/12/2017 | 1 min de leitura Escrito por:
O grande desafio do produtor de leite é ter eficiência econômica em sua propriedade. Eficiência pode ser analisada sob o ponto de vista econômico e técnico. O problema é que nem sempre uma propriedade tem eficiência técnica e econômica ao mesmo tempo.

Sabemos que o principal item de custo em qualquer planilha de propriedades leiteiras é o gasto com alimentação. Por esse motivo, o parâmetro de Renda Menos Custo Alimentar (ou RMCA) é muito popular não somente no Brasil, mas também entre nutricionistas, técnicos e consultores do mundo inteiro. Este dado tem a vantagem de proporcionar uma meta para rebanhos leiteiros ou lotes de vacas, sendo o preferido para avaliar a receita total destes rebanhos, particularmente em períodos de volatilidade nos preços do leite e dos alimentos. Ou seja, o RMCA reflete LUCRATIVIDADE, PREÇOS ATUAIS DOS ALIMENTOS E PREÇO ATUAL DO LEITE.

Mas qual seria um valor de meta atual para essa Renda Menos Custo Alimentar?

Será que rebanhos que produzem mais leite, têm maior rentabilidade?

O que é mais importante para lucrar na produção de leite, quando se fala em RMCA? Deve-se produzir mais leite ou diminuir os gastos com alimentação?

São respostas para estas perguntas que você conhecerá nesta videoaula, ministrada pelo grande especialista no assunto, médico veterinário e professor da Universidade Federal do Paraná, Rodrigo de Almeida.

Seu curso completo (do qual essa videoaula foi retirada) "ÍNDICES ZOOTÉCNICOS: ECONÔMICOS, CRIAÇÃO DE ANIMAIS JOVENS E PRODUÇÃO A PASTO" está disponível para assinantes do EducaPoint. Assista a videoaula:



Ficou interessado em ver este curso completo? Saiba como se tornar um assinante para assistir a este e a TODOS OS OUTROS treinamentos online do EducaPoint, clicando aqui » ver planos de assinatura

Mais informações
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082
 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP