Desmama lado a lado garante menos estresse e melhor rendimento em bezerros de corte

Postado em: 22/02/2019 | 4 min de leitura Escrito por:
O desmame de bezerros de corte no Brasil é tradicionalmente realizado entre 7-8 meses de idade. Nesta idade, o animal já pode ser considerado um ruminante e tem plena condição de utilizar forragem sólida como a única fonte de energia e de nutrientes que necessita. Além do mais, a participação do leite na dieta do bezerro é pequena após o terceiro mês de lactação. 

A grande questão é que a época de desmama é um período de considerável estresse para vaca e bezerro. Em grande parte dos rebanhos de cria, a desmama é realizada de maneira abrupta, com a separação do par mãe/cria e concomitante manutenção das duas categorias em áreas distintas e, muitas vezes, afastadas.

O comportamento dos animais é previsível após a separação e pode ser detectado durante semanas após a desmama. Vacas e bezerros permanecem vocalizando repetidamente, passam mais tempo caminhando, ficando menos tempo se alimentando, ruminando e descansando.

Estas alterações de comportamento evidenciam que o método tradicional de aparte traz consequências negativas sobre o bem-estar animal. O resultado é claro: menor desempenho no período subsequente da recria e redução da imunidade, tornando o bezerro mais susceptível a doenças.

Desmama lado a lado

Uma das práticas mais adequadas para melhorar o bem-estar dos animais é a realização da desmama lado a lado, que é feita mantendo vacas e bezerros lado a lado, separados apenas por uma cerca. Desta forma os bezerros permanecem visualizando suas mães e vice-versa.

Pesquisadores da Universidade da California-Davis verificaram que bezerros desmamados com visualização ganharam 30% mais peso que os animais desmamados tradicionalmente durante as dez primeiras semanas pós-desmama. A pesquisa mostrou que os bezerros andaram menos e também chamaram menos por suas mães.

Observações realizadas na EMBRAPA-CNPGC, com mães e crias desmamadas e separadas em pastos adjacentes, demonstrou maior tranquilidade, tanto para as vacas quanto para os bezerros, desde os primeiros dias.

Pesquisas da Embrapa também mostram que manter os animais em pastos adjacentes acalma os animais, levando-os mais rapidamente ao pastejo e à ruminação. No manejo lado a lado, há menor vocalização, ou seja, redução dos berros; além de maior tempo dos bezerros brincando e pastando, sinal de que estão sadios.

Há exemplos de desmama lado a lado com lotes de vários tamanhos, desde 80 até 200 animais. É importante, no entanto, que o acompanhamento de um vaqueiro seja feito pelo menos uma vez ao dia, pois há casos em que os animais passam pela cerca e outros que até conseguem mamar. No entanto, essas ocorrências são baixas e não anulam os benefícios obtidos.

Apesar disso, o fato das mães estarem logo à frente dos bezerros acaba sendo mais uma vantagem nos casos em que um ou outro bezerro consegue sair de sua cerca. Como as vacas estão logo à frente, o bezerro que escapa é facilmente encontrado, o que não ocorre quando as mães estão localizadas mais distantes e algum bezerro foge, podendo ficar perdidos na fazenda ou até mesmo se machucar nessa busca pela mãe.

Outro ponto a ser considerado é o acesso a bebedouros compartilhados entre vacas e bezerros ou bebedouros próximos. Isso porque, quando as vacas se afastam dos bezerros para beber água, eles ficam berrando e acabam não bebendo água em quantidade suficiente.

Confira abaixo algumas imagens do zootecnista, especialista em comportamento animal, mestre em zootecnia, doutor em psicobiologia e pós-doutor em bem-estar animal Mateus Paranhos, professor do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) da UNESP, campus de Jaboticabal:






Fonte: Mateus Paranhos na palestra Melhores práticas no bem-estar animal na pecuária brasileira - exemplos, aprendizados e pesquisas recentes.

Este método  realmente reduz o estresse dos bezerros. O importante é ter uma cerca resistente que diminua os riscos dos animais se juntarem novamente. Para facilitar o manejo, alguns criadores mantêm usualmente as crias no curral de quatro a sete dias pós-desmama, fornecendo água, ração no cocho e capim fresco à vontade.

Você também tem práticas de manejo racional visando melhor bem-estar dos animais? Confira abaixo algumas opções de cursos on-line que abordam o manejo de bovinos de corte, oferecidos na plataforma EducaPoint:

Doma natural de bovinos

Manejo de bovinos no pasto e no curral

Fatores pré-abate que afetam a qualidade da carne bovina

Manejo da alimentação de bovinos em confinamento

Recria de bovinos de corte em pastejo

Terminação de bovinos em confinamento

A plataforma EducaPoint oferece mais de 135 cursos on-line e certamente há muitos outros que interessam a você! Clique aqui para conhecer todos os cursos oferecidos até agora. O melhor de tudo é que você pode ter acesso a TODOS ESSES CURSOS por apenas UMA ASSINATURA! E quase toda semana são lançados novos cursos! 

Mais informações:

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
www.educapoint.com.br
Baixe o aplicativo para celular

Dúvidas, críticas ou sugestões de temas? Envie um e-mail para  contato@educapoint.com.br.


Fontes consultadas:


Desmama Saudável

Alternativas para desmama de bezerros de corte

DESMAMA EM BOVINOS DE CORTE 

Palestra Melhores práticas no bem-estar animal na pecuária brasileira - exemplos, aprendizados e pesquisas recentes

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP