Doma natural de bovinos: como ganhar a confiança do animal e garantir um manejo tranquilo?

Postado em: 23/03/2018 | 1 min de leitura Escrito por:
Com a crescente conscientização sobre bem-estar animal e as evidências cada vez mais notáveis dos benefícios gerados pelo manejo racional, principalmente em relação à maior saúde e produtividade dos animais, a forma de lidar com os bovinos vem sendo readequada nos últimos anos, no intuito de conciliar ética, sanidade, produção e lucratividade.

O uso de práticas antigas de doma, que incluíam manejos aversivos e, muitas vezes, até cruéis, foi substituído por técnicas que consideram o comportamento natural dos animais e sua relação com o meio no qual estão inseridos. Assim, foram desenvolvidos métodos baseados na melhoria da relação homem-animal, e no aprendizado por meio de uma sequência de repetições com recompensas positivas.

Neste processo, o fator crucial é conhecer o comportamento natural dos bovinos, sua zona de fuga, e saber interpretar os sinais por eles emitidos durante o processo de doma. Isso permitirá predizer suas reações, minimizando o estresse e garantindo um manejo mais eficiente e tranquilo.

Durante a doma natural, é feita a dessensibilização gradativa do animal, iniciando com a presença do homem, em seguida utilizando objetos como cordas, hastes e escovas. Assim que o animal percebe que a presença do homem não é negativa, ele permite sua aproximação e o contato físico. Estabelecida a relação de confiança, o próximo passo é o cabresteamento dos bovinos, que é a base para apresentação em pistas de julgamento e leilões.

Diante disso, o instrutor de cursos da ABCZ, Nilson Dornellas de Oliveira, ensina no mais novo curso do EducaPoint, Doma Natural de Bovinos, a interpretar os sinais dos animais, como trabalhar a zona de fuga, quais são as técnicas para ganhar a confiança do animal e, desta forma, poder executar um manejo mais tranquilo, seguro e sem estresse, de forma prática, em um treinamento gravado na Fazenda Guará, em Inhaúma-MG.

Confira abaixo o convite feito pelo instrutor:


Participe desse treinamento e garanta um manejo mais tranquilo e seguro de seus animais, com melhores resultados de sanidade, produção e lucratividade!



Mais informações
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082
Skype: atendimento@educapoint.com.br

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP