Fechar Precisa de ajuda?
Fechar
ATENDIMENTO ONLINE

PRECISA DE AJUDA?
TEM ALGUMA DÚVIDA?

Fale agora com um de nossos atendentes.
Das 8h às 12h e das 13h às 17h.

ENTRAR NO CHAT

BLOG

Postado em: 06/11/2018

8 erros comuns que podem comprometer a implantação de um programa 5S

O Programa 5S é um programa de gestão, criado no Japão, com o objetivo de promover a mudança de hábitos, melhorando o ambiente de trabalho, a qualidade de vida dos envolvidos e os resultados da organização.

O termo 5S vem da letra "S" inicial das palavras japonesas que orientam o programa: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. Em português, introduziu-se a palavra 'senso', derivando:

• Senso de Utilização – SEIRI: Separar o necessário do desnecessário, deixando no local somente aquilo que for necessário.
• Senso de Ordenação – SEITON: Ter um lugar para cada coisa e manter cada coisa em seu devido lugar.
• Senso de Limpeza – SEISOU: Limpar e cuidar do ambiente de trabalho, para evitar sujeira, acidentes e desperdício.
• Senso de Higiene/Saúde – SEIKETSU: Tornar saudável e seguro o ambiente de trabalho, zelando pela mente e pelo ambiente, garantindo qualidade de vida.
• Senso de Autodisciplina – SHITSUKE: Rotinizar e padronizar a aplicação dos "S" anteriores. Ter perseverança para a manutenção da prática e das melhorias de cada etapa.

Saiba mais lendo esse artigo: Programa 5S: como a gestão de qualidade pode aperfeiçoar as fazendas leiteiras?

O método 5S é a base para implantação de um sistema de gestão da qualidade em qualquer empresa. No entanto, existem alguns erros bastante comuns cometidos pelas pessoas no momento de implantação desse sistema. Confira abaixo alguns desses erros:

1) Falta de entendimento dos conceitos

Caso a proposta e a essência de cada S não for perfeitamente compreendida, a implantação do sistema será comprometida. Deve-se tomar cuidado para não confundir pontos como “limpeza” e “higiene”, “sendo de utilização” e “sendo de ordenação”, pois cada item do programa tem sua proposta e essa precisa ser bem entendida.

2) Metodologia de implantação

Existem situações em que a empresa acredita ter implantado o sistema 5S em apenas um dia, mas isso não é possível de ser feito. O Sistema 5S está relacionado a mudanças de hábitos, adoção de novos costumes, mudanças de percepção de comportamentos do dia a dia.

É necessário ter em mente que essas mudanças não acontecem de uma hora para outra. É preciso dar tempo para que essas mudanças aconteçam.

Quem está à frente da implantação do Programa 5S também precisa entender isso e assimilar as etapas de implantação do programa.

3) Falta de promoção contínua do 5S como um programa

Um erro comum é achar que, após o período de implantação do programa 5S, tudo já está feito, sem necessidade de mais nenhum esforço. No entanto, o 5S precisa de uma promoção contínua. São necessárias ações simples que permitem a continuidade do programa e a persistência dos novos hábitos adquiridos.

4) O plano limita-se apenas ao dia do lançamento

O dia do lançamento do programa é importante para mostrar quais são as etapas para todos da fazenda, mas não pode-se exagerar no foco nisso, esquecendo-se das etapas anteriores. Todos os S do programa tem igual importância.

5) Pensar que o 5S é somente para o trabalho

A mudança de hábito instaurada pelo programa 5S deve ser levada ao dia a dia como um todo, incluindo a vida pessoal.

6) Falta de sintonia com a estratégia da fazenda

Se a estratégia da fazenda é, por exemplo, melhorar a qualidade do leite, as boas práticas de produção ou a alimentação, isso precisa ser associado com a implantação do programa 5S. Tudo acontece em conjunto, uma vez que o 5S não é um programa paralelo, mas sim, faz parte do dia a dia de todas as pessoas da fazenda.

7) Fazer o 5S para os outros

O 5S tem um lado estético, ou seja, após sua implantação, o ambiente fica visivelmente mais agradável e mais bonito. Há até propriedades que optam por projetos paisagísticos, o que acaba mudando a aparência da fazenda para melhor.

Isso é tudo muito bom, mas não se deve fazer o 5S apenas para mostrar para os outros. Essa não é a essência do 5S, que busca gerar resultado no dia a dia para todas as pessoas envolvidas.

8) Ter pressa na execução

Novamente, há a necessidade de tempo para que o 5S seja implantado.

Se você está querendo implantar o sistema 5S em sua fazenda ou empresa ou se já tem o programa implantado, poderá se interessar pelo curso on-line , do EducaPoint, 5S: Implementando o programa em propriedades rurais.

Aproveite para fazer outros vários cursos on-line da plataforma EducaPoint, assinando você tem acesso a mais de 125 temas! 

Aproveite também que agora o EducaPoint tem um aplicativo que permite ao usuário, com assinatura ativa, baixar qualquer vídeo-aula para assistir mesmo quando não tiver acesso a internet!

Se você já é assinante do EducaPoint, basta clicar aqui para realizar o download 

Se ainda não é assinante, conheça mais sobre os planos de assinatura.   

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
www.educapoint.com.br

Dúvidas, críticas ou sugestões de temas? Envie um e-mail para  
contato@educapoint.com.br

Ficou com dúvidas, gostaria de sugerir de sugerir um tema ou saber mais sobre o EducaPoint? Envie uma mensagem para nós:

Enviar

Você está procurando soluções para público corporativo?

Cursos fechados ou vagas para grandes turmas

VEJA NOSSAS SOLUÇÕES
Rede Agripoint

Copyright © 2018 AgriPoint - Todos os direitos reservados

AgriPoint Serviços de Informação para o Agronegócio
CNPJ 08.885.666/0001-86

Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP

design salvego.com - desenvolvimento d-nex

Uma empresa associada da abed
ENCONTRE-NOS: