Manejo de matrizes é chave para sanidade dos bezerros de corte

Postado em: 01/03/2019 | 2 min de leitura Escrito por:
O pilar da atividade de bovinocultura de corte é o bezerro. Assim, quando se fala em manejo sanitário, é importante que seja dada muita atenção a essa categoria animal, com os cuidados devendo começar antes mesmo do nascimento dos animais. Como é possível fazer isso? Através do manejo adequado das matrizes, especialmente no terço final da gestação.

Confira abaixo os principais manejos que devem ser realizados nas matrizes:

- Vacinação diarreia neonatal

A vacinação contra a diarreia neonatal deve der realizada entre o sétimo e o oitavo mês de gestação. Em animais que nunca receberam essa vacina antes, a primeira dose deve ser feita no sétimo mês de gestação, com um reforço no oitavo mês, ou seja, a vacinação deve ser feita 60 e 30 dias antes do parto. Para as fêmeas que já foram vacinadas nos anos anteriores, é necessário apenas que seja feito o reforço anual, 30 dias antes do parto.

Vale destacar que é muito importante fazer o diagnóstico do agente causal da diarreia neonatal naquela propriedade para que a vacina seja escolhida de forma mais eficaz.

- Direcionamento das fêmeas ao piquete maternidade

Outro manejo que deve ser feito nas matrizes é seu direcionamento ao piquete maternidade próximo ao parto. O piquete é extremamente importante para que se implante na propriedade uma rotina de acompanhamento de partos. Além disso, o piquete facilita o manejo das vacas e dos bezerros ao nascimento, permitindo que se acompanhe a ingestão de colostro e que se realize a cura do umbigo.

As vacas devem ser direcionadas ao piquete maternidade 30 dias antes do parto. Esses piquetes devem proporcionar conforto, higiene e tranquilidade, visando manter a sanidade dos animais até o parto.

As principais falhas encontradas no piquete maternidade são: piquetes muito pequenos, alta densidade de fêmeas, presença de buracos e falta de alimentos.


- Aparte dos animais em lotes de parição

Assim que se leva as matrizes ao piquete maternidade, automaticamente deve-se apartar os animais em lotes de parição. Com isso, evita-se manejos desnecessários com as matrizes prenhas.

O manejo sanitário adequado a cada fase do ciclo produtivo de gado de corte é importante para aumentar os índices produtivos e reprodutivos. Mas organizar este manejo de forma que cada procedimento entre na rotina do rebanho é sempre um desafio.

Você conhece quais os procedimentos sanitários devem ser aplicados em cada fase do ciclo produtivo? Para ajudá-lo nessa importante tarefa, o EducaPoint acaba de lançar o curso on-line Estratégias sanitárias para rebanho de corte.

Neste curso, a professora em medicina veterinária preventiva, Dra. Danila Frias, irá dar continuidade aos conhecimentos abordados no curso de “Princípios básicos para controle sanitário em bovinos de corte” abordando os benefícios da correta implantação das boas práticas de manejo sanitário em rebanhos de corte.

O curso inclui os principais manejos e os momentos adequados para executá-los, desde o nascimento, desmama e pós-desmama, manejos para sobreanos, vacas em reprodução e touros.

Confira o convite feito pela instrutora:

Venha aprender a fazer o correto manejo sanitário no seu rebanho de corte e obter os retornos de uma produção mais lucrativa e de qualidade! Para isso, você precisa ter acesso à plataforma EducaPoint, o que é feito através de uma assinatura. A plataforma oferece mais de 135 cursos diferentes e todos estão incluídos na assinatura. Lembrando que quase toda semana são lançados novos cursos, que são automaticamente incluídos na assinatura. Saiba como assinar.

Mais informações:

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP