Fazendas de Sucesso: o que esses produtores fazem de diferente em seus sistemas?

Postado em: 10/10/2017 | 4 min de leitura Escrito por:
* Como alcançar altos índices de produtividade?

* O que torna um sistema de produção eficiente e rentável?

* Quais as estratégias para manter uma equipe motivada e comprometida?

* Como agregar valor à matéria-prima produzida?

* É possível integrar diferentes atividades e ganhar com isso?

* Por que a gestão é tão importante para a saúde do negócio?

Nos casos de sucesso disponibilizados no EducaPoint, produtores e gestores respondem a todas essas perguntas e muitas outras.

São propriedades leiteiras consideradas referências no setor, independentemente do tamanho da área, do volume de leite produzido, da raça do rebanho e do modelo de sistema utilizado.

As gravações, realizadas a campo, mostram as rotinas de manejo, passando por todos os setores da fazenda. Também, são apresentados os pontos fortes de cada sistema, bem como os desafios a serem superados. E tudo isso contado por quem vive o dia a dia da produção: produtores, técnicos e gestores!

Confira, abaixo, um breve resumo do que pode ser visto em cada um deles:

Fazenda Agrindus: foco estratégico na verticalização e intensificação da produção por hectare
Com mais de 70 anos na atividade leiteira, a Fazenda Agrindus - detentora da marca Letti - é uma das mais reconhecidas do país, seja pelo volume e qualidade da matéria-prima produzida, genética do rebanho, uso intensivo de tecnologias, como também pelas práticas empreendedoras conduzidas pelo seu gestor, Roberto Jank Jr. Neste curso, ele apresenta a rotina da 3ª maior produtora de leite do Brasil, e as estratégias para torná-la, a cada ano, ainda mais produtiva, e menos susceptível às nuances do mercado.

Agropecuária Sete Copas: o modelo neozelandês que visa ter o maior retorno sobre capital do Brasil
Localizada em Jaborandi, BA, a Agropecuária Sete Copas é um projeto neozelandês de produção de leite, conduzido por um de seus sócios, Rodger Douglas, especialista em sistemas a pasto. O projeto conta com duas unidades produtivas, para 700 e 900 vacas, mantidas em pastagens irrigadas por pivô, suprindo 60-70% das necessidades nutricionais do rebanho, além de uma suplementação alimentar. Conciliando simplicidade e tecnificação, a Sete Copas visa ter o maior retorno sobre capital do Brasil.

Fazenda Colorado: os segredos da maior produtora de leite do Brasil
A Fazenda Colorado, maior produtora de leite do país, abriu suas portas para mostrar o dia a dia de todos os setores da produção, apresentados pelo Médico Veterinário e gestor da Fazenda, Sérgio Soriano. Além de mostrar a grande infraestrutura da fazenda, com rebanho confinado em galpões com túnel de vento e ordenha rotatória, Sérgio conta como é feita a gestão não só do rebanho e dos processos, mas, principalmente, da equipe que atua na fazenda. E ainda, como deve ser o perfil do novo produtor rural.

Fazenda Santa Luzia: o que a tornou uma referência na produção a pasto e seleção de Girolando
Com um rebanho altamente selecionado, a Fazenda Santa Luzia, em Passos/MG, tem seu sistema de produção baseado em pastos irrigados, rotacionados, com aproveitamento de dejetos para fertirrigação. Construiu, em 2015, a primeira ordenha rotativa para animais Girolando, destacando seu perfil sempre inovador. Neste curso, Maurício Silveira Coelho, gestor da empresa, mostra as principais mudanças e inovações realizadas ao longo dos anos, conta como é feita sua gestão, e o que torna a Santa Luzia esta potência na produção de leite e genética.

Leite orgânico: a opção do Recanto SS para agregar valor e diferencial à matéria-prima
O mercado de produtos orgânicos vem ganhando espaço a cada ano. Com o objetivo de agregar valor e diferenciais à sua matéria-prima, conquistando esse mercado, o produtor Claudinei Saldanha Junior optou por converter o Recanto SS para o modelo orgânico de produção. Localizada em Itirapina, SP, a propriedade produz leite desde 2005, e em 2013 iniciou o processo de conversão, obtendo a certificação em 2014. No curso são apresentadas as rotinas de manejo do Recanto SS, as exigências da IN 46, bem como o processo de conversão e certificação da propriedade.

Produção intensiva de leite: do sistema de pastejo para o Compost Barn
Neste curso, Marcelo de Rezende e Caciano Mafioletti, da Cooperideal, apresentam o exemplo real de uma fazenda de produção leiteira, que passou do sistema de pastejo intensivo para o compost barn, devido aos gargalos no modelo inicial e às metas futuras de produção. Como resultado, saltou de 3 mil para 10 mil litros diários, e pretende dobrar essa produção nos próximos anos.

Além destes, novos casos de sucesso são disponibilizados, todos os meses, no EducaPoint! Queremos mostrar histórias reais e inspiradoras, que sirvam de exemplo e motivação para quem deseja alcançar outros patamares na atividade!

Clique aqui e confira algumas aulas gratuitas dessas fazendas de sucesso!

Para ter o acesso completo a estes conteúdos, basta ser um assinante do EducaPoint. Com planos de assinatura totalmente acessíveis, a plataforma de cursos online oferece um amplo de portfólio de cursos voltados a pecuária brasileira, já mais de 150 treinamentos! Assine agora mesmo neste link: https://www.educapoint.com.br/v2/checkout/.


Mais informações
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082
 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP