Free stall: 3 grandes erros de planejamento que devem ser evitados

Postado em: 17/10/2018 | 4 min de leitura Escrito por:
É comum vermos projetos que tinham tudo para revolucionar o sistema produtivo de fazendas leiteiras e os resultados foram desastrosos. Isso não se deve ao sistema escolhido, mas sim à falta de um planejamento adequado, desde a escolha do modelo, do posicionamento do terreno e do tipo de material utilizado, até o manejo na estrutura já finalizada.

Abaixo, descrevemos 3 pontos críticos que você, produtor, deve ter em mente ao optar pelo confinamento de suas vacas em um free stall. A estrutura é excelente, traz ótimo retorno, mas precisa ser muito bem planejada.

Confira 3 erros comuns durante o planejamento de um free stall:

Erro #1: Não ter visão de longo prazo

O free stall é uma instalação que demanda um grande investimento, porém deve ter durabilidade alta (30 a 40 anos). Quando pensamos em longo prazo, é necessário ter um bom desenho da fazenda e saber como será a evolução do rebanho ao longo dos anos.

Isso é muito importante porque, com o tempo, surgirão novas necessidades de investimentos, como por exemplo, a construção de um novo free stall ou uma nova sala de ordenha. Tudo deve ser bem  planejado no início para que no meio do projeto, isso não atrapalhe o crescimento da fazenda.

Deve-se pensar que existe interação dentro da fazenda, como por exemplo, interação entre a lavoura e a pecuária, que os dejetos podem ser bem aproveitados na lavoura, do mesmo jeito que essa fornece alimentos aos animais.

Dessa forma, fazer um bom layout da fazenda, com um bom fluxo de animais e máquinas facilita a evolução futura desse projeto.


Pense a longo prazo: como será o crescimento do seu rebanho ano a ano?

Erro #2: Não ter um objetivo claro em mente

É muito importante saber onde quer chegar, pois o free stall é uma estrutura que serve como um meio para alcançar um determinado objetivo. Dessa forma, é muito importante que os resultados apareçam.

Assim, se você estiver planejando construir um free stall em sua fazenda, questione-se: qual a maximização que você poderá ter dentro da sua produtividade com esse projeto?

Um dos grandes objetivos do free stall é ser um auxiliar para ganhar mais dinheiro ao longo do tempo, através da redução de custos, aumento da produtividade dos animais e da produção de leite.


Quais objetivos você pretende atingir com um free stall?

Erro #3: Não desenhar todo o manejo da fazenda

O free stall deve ser visto como um meio utilizado para se alcançar um objetivo determinado, por isso, é muito importante que o antes de tudo deve-se fazer um desenho de todo o manejo da fazenda.

Pesquisas mostram que vacas especiais têm necessidades especiais, vacas de alta produção têm necessidades diferentes daquelas de menor lactação, vacas em início e final da lactação são diferentes, entre outras coisas. Tudo isso deve ser pensado no início do projeto para que se faça um bom desenho.

Deve-se planejar a divisão de lotes, o tratamento dos dejetos, das estratégias de resfriamento e conforto das vacas para que produzam mais e melhor, e com um custo mais barato.



Como a estrutura vai se integrar ao manejo da sua propriedade?

Palavra do produtor

O produtor de leite, Mauro Beraldo, proprietário da Fazenda Ipê Morro Grande, em São João Batista do Glória, MG, que produz 18 mil litros de leite, já está no quarto free stall. Confira sua opinião sobre o sistema:

Por que free stall?
Porque é uma tecnologia muito bem estudada no mundo inteiro.

Trata-se de um sistema caro?
Não, pois é um sistema que se paga.

É complicado?
Não, esse é um medo comum, mas o manejo é tranquilo de fazer, desde que seja mantida a rotina e os animais sejam de boa qualidade genética. O sistema fornece muito conforto às vacas.

Vale o investimento em qualquer fazenda?
Devido ao alto investimento, é necessário avaliar a genética dos animais, pois o sistema funciona bem com vacas de alta produção.

O manejo dos dejetos é um problema?
As pessoas não devem ver isso como um problema e  sim como solução. O tratamento e aproveitamento dos dejetos na lavoura transformaram esse “problema” em receita para a fazenda.

O investimento em areia para camas não é muito alto?
Com a reciclagem e reutilização da areia das camas, isso deixa de ser um problema.

Qual a mensagem final para quem está pensando em instalar esse sistema?
Planeje bem!


Se você pretende usar esse tipo de sistema para confinamento do rebanho, e quer conhecer toda sua estrutura e manejo, o convidamos a assistir ao curso online Confinamento em Free-Stall: como projetar e executar um sistema adequado, do EducaPoint.

Nele, o Médico Veterinário Marco Antônio Pádua Carvalho, especialista em gestão de fazendas leiteiras e com vasta experiência no desenvolvimento de grandes projetos para produção leiteira, explica todos os pontos a serem considerados num projeto para construção de free stall. O curso foi totalmente gravado a campo, na Fazenda Ipê Morro Grande.

Você também pode se interessar pelo artigo: Pisos no free-stall: uma questão de segurança.

Acesse o site da plataforma EducaPoint e confira todas as opções de curso disponíveis (já são mais de 120 temas!). A assinatura na plataforma garante acesso a TODOS os cursos !

Conheça mais sobre os planos de assinatura
.   

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
www.educapoint.com.br

Dúvidas, críticas ou sugestões de temas? Envie um e-mail para  
contato@educapoint.com.br

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP