Casa de Leite Bistrô: funcionários engajados, treinamento e gestão garantem o sucesso da fazenda

Postado em: 02/03/2018 | 2 min de leitura Escrito por:
Qualidade, produtividade e respeito animal são fatores importantes para que o sistema da Fazenda Casa de Leite Bistrô, localizada em Lagoa da Prata, MG, funcione com excelência. A fazenda produz 5.000 litros de leite/dia, com 160 vacas confinadas em compost barn, e índices de qualidade que estão entre os melhores do país.

Como isso é feito?

Para isso, a fazenda possui dois pilares:

1) Gestão por antecipação

2) Gestão de pessoas

Gestão por antecipação

Não adianta deixar o bezerro morrer ou esperar o funcionário ficar desmotivado, etc. Assim, a Casa de Leite Bistrô começou a elaborar alguns índices com os quais consegue analisar e focar no trabalho realizado para detectar os problemas antes mesmo de eles acontecerem.

Esse é um pilar chave da Fazenda Casa de Leite: não deixar acontecer para corrigir.

Os funcionários e colaboradores têm que estar motivados e engajados. Como conseguir esse engajamento? Mostrando o valor deles. Os funcionários são excelentes no que fazem e especializados em suas funções.

Além disso, a comunicação entre a equipe é fundamental. Eles fazem uma reunião que chamam de "bate-papo" toda semana, onde se levanta os pontos a melhorar e os pontos positivos.

Ter pontos a melhorar é excelente para a fazenda, que consegue, assim, um maior engajamento dos funcionários.



A fazenda trabalha para ter funcionários felizes e engajados, para não perder bons colaboradores. Dessa forma, sua filosofia é treinar as pessoas, quantas vezes forem necessárias.

Gestão de Pessoas

A Fazenda Casa de Leite Bistrô produz hoje 5 mil hectares com apenas 10 funcionários.

Há um supervisor para cada área. A fazenda é dividida em 6 setores, cada um com seu supervisor especializado:

- Ordenha

- Alimentação

- Recria

- Reprodução e sanidade

- Manutenção

- Administração

Cada área tem checklists com um número específico dos índices que precisam ser avaliados. Por exemplo, na ordenha, avalia-se o escore dos filtros, a sujeira dos tetos dos animais. Na alimentação, utiliza-se limpeza de cocho, a retirada da alimentação noturna e diurna, cocho limpo. No caso dos bebedouros, é importante ter a água limpa circulante.

A função do supervisor em cada setor é sempre criada junto com o gestor. Cada índice criado tem metas, inferior e superior, com o objetivo de diminuir sempre essa margem. O melhor resultado do animal é obtido através da rotina. Por isso, esses índices não podem oscilar demais.

Os checks são feitos pelo supervisor e pelo gestor.

Também faz parte da gestão individualizada dos supervisores e colaboradores treinamentos semanais dos funcionários. Os treinamentos acontecem todo mês em cada setor, com um treinamento por semana, englobando todo o ciclo das áreas, completando a cada 1,5 mês. O treinamento é chamado de reciclagem. Quando termina um ciclo de treinamentos, ele recomeça.

A “Casa de Leite Bistrô” se tornou um case de sucesso! Se você quiser conhecer mais sobre a fazenda, acesse o treinamento do EducaPoint. Não perca essa oportunidade, que tem como objetivo compartilhar boas práticas, inspirando o setor. Confira a lista de cursos dessa categoria: https://www.educapoint.com.br/v2/cursos/caso-de-sucesso/.

Para ter acesso aos casos de sucesso e a TODOS os outros treinamentos do EducaPoint, basta assinar a plataforma! Não há fidelidade no serviço, os planos são totalmente acessíveis e flexíveis e podem ser cancelados em qualquer momento.

Confira os planos de assinatura e adquira agora o seu! 

Mais informações

contato@educapoint.com.br

Telefone: (19) 3432-2199

Whatsapp (19) 99817- 4082

 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP