Fechar Precisa de ajuda?
Fechar
ATENDIMENTO ONLINE

PRECISA DE AJUDA?
TEM ALGUMA DÚVIDA?

Fale agora com um de nossos atendentes.
Das 8h às 12h e das 13h às 17h.

ENTRAR NO CHAT

BLOG

Postado em: 03/12/2018

Gestão de pessoas é fator chave do sucesso da Fazenda Colorado

Ocupando o topo da produção de leite do Brasil, a Fazenda Colorado, em Araras, SP, é conhecida pelo seu pioneirismo, seja em estratégias de manejo, uso de tecnologias, investimento em infraestrutura, gestão de pessoas, entre outros aspectos. A gestão da fazenda é de responsabilidade de Sérgio Soriano, médico veterinário.

Importância das pessoas

De acordo com a Fazenda Colorado, 70% do sucesso de qualquer negócio está intimamente ligado à maneira como as pessoas encaram o desafio que desempenham dentro do negócio. No entanto, é comum as pessoas acharem que quando seu negócio não está indo tão bem, as pessoas que trabalham nele são ruins.

Esse é um problema comum na pecuária leiteira. Muitos produtores acham que o problema está nas pessoas, mas a questão a ser avaliada, de fato, é a atividade de gestão dessas pessoas. Isso é um paradigma, muitas vezes, difícil de ser considerado real. Muitos consideram que fazem tudo o que pode, mas as pessoas da fazenda não valorizam isso.

A chave para explicar isso é que as pessoas dão valor àquilo em que acreditam. Assim, a grande sacada em termos de gestão de pessoas é conseguir com que as pessoas acreditem em suas propostas. Além disso, considerando que as pessoas são muito importantes em seu negócio, é essencial que elas sejam ouvidas de fato, com uma escuta ativa.

Outro ponto chave na gestão de pessoas é dar às pessoas o valor que elas têm, o que significa também estar aberto às suas ideias. Também é essencial garantir um ambiente de trabalho saudável, no sentido de garantir:

- Respeito;
- Segurança em termos de datas e valores de pagamentos;
- Segurança no ambiente;
- Infraestrutura para trabalho e moradia;
- Apoio aos familiares, como incentivo ao estudo dos filhos de funcionários, acesso à atendimento médico;
- Preocupação genuína com as questões pessoais dos funcionários.

Nem sempre é possível resolver todos os problemas de todas as pessoas, mas é necessário estar aberto a isso, buscar ajudar, ainda que seja necessário o suporte de outras pessoas ou instituições. Isso cria um ambiente de engajamento, que faz com que as pessoas queiram estar na equipe de sua fazenda.

Garantir que as pessoas que trabalham na empresa estejam também sempre sendo desafiadas de forma saudável, e sendo recompensadas por isso, é mais uma forma de manter o engajamento da equipe.

Treinamento e capacitação da equipe

Uma parte importante da gestão de pessoas da Fazenda Colorado é o treinamento e a capacitação da equipe. Assim, a fazenda realiza mensalmente uma reunião com seus colaboradores. Além disso, a fazenda recebe treinamentos de empresas parceiras.

Isso está sendo essencial no sucesso da Fazenda Colorado, pois ao conseguir expor à equipe qual era o plano traçado, o que foi alcançado e quais são as metas a serem atingidas, facilita-se o trabalho de todos da equipe: colaboradores, gestores e coordenadores.

A cada mês, são avaliados os indicadores do mês anterior. Além disso, são feitas reuniões semestrais para que se defina onde a fazenda está e para onde está indo. Todas essas reuniões aproximam as pessoas da equipe, que conseguem compreender tudo o que acontece na fazenda como um todo, gerando engajamento.

Vale destacar a importância da comunicação assertiva. A ideia, segundo a Fazenda Colorado, é apontar as falhas quando houver, mas de uma maneira produtiva, de forma que as pessoas percebam que aquilo pode e deve ser feito de uma forma diferente. Com isso, a fazenda vem ganhando produtividade ano a ano, pois as pessoas vão percebendo que são capazes de fazer o que precisa ser feito de forma mais eficiente.

Motivação e reconhecimento

É comum as pessoas se perderem, às vezes, sobre o que, de fato motiva colaboradores, apostando muitas fichas em premiações, cargos, aumentos de salários. Embora essas sejam coisas que têm sua importância, um estudo recente apontou três pontos que são extremamente motivadores:

1) Aprender sempre

As pessoas que estão querendo aprender sempre são mais motivadas, devido à consciência que têm sobre o quanto ainda não sabem – e podem aprender! Assim, o desejo de aprender é um dos fatores mais motivadores das pessoas.

2) Capacidade de superar seus próprios limites

Sempre que atingimos um limite, surge uma motivação para que continuemos tentando superar outros limites. Assim, o gestor deve lançar desafios cada vez maiores, sempre que os anteriores forem superados, mas sempre dando condições para que aquilo seja realizado.

3) Vitimização

Embora isso possa parecer estranho à primeira vista, está relacionado ao fato de que as pessoas que passaram por algumas dificuldades estimulam seu cérebro a recuperar sua autoestima. As pessoas que acham que já sabem tudo, que não precisam de ajuda, que já estão boas o suficiente, não possuem motivação para melhorar.

É importante salientar que motivação é algo que vem de dentro, ou seja, não é possível ser implantada em ninguém. O que é possível fazer é dar ferramentas para que a motivação das pessoas aflore e elas descubram o que as faz feliz.

Além disso, não há como falar de motivação sem que os itens básicos estejam sendo supridos, como segurança, saúde, salários justos e em dia. Esse é possivelmente um dos segredos do sucesso da Fazenda Colorado, que, nesse quesito, inspira segurança.

A fazenda também atua reconhecendo o papel primordial das pessoas no atingimento das metas, fazendo isso de forma clara, valorizando cada um dos envolvidos. Isso estimula a motivação dos membros da equipe.

Mudanças

Um último fator salientado pela Fazenda Colorado sobre a gestão de pessoas é que o gestor não pode ter medo de mudanças. As pessoas devem sempre ser respeitadas e valorizadas, mas há pessoas que podem estar no lugar errado. É necessário encontrar os lugares certos.

A grande função do gestor é ser um facilitador dentro da propriedade. Assim, gostar de pessoas é essencial para uma boa gestão. Quanto melhor a gestão, melhor a equipe. Portanto, o gestor também está sempre em aprendizado contínuo diante dos enormes desafios que vão surgindo, sempre se atualizando.

A liderança consiste em motivar as pessoas a fazerem o que precisa ser feito de forma harmoniosa, que elas sejam respeitadas, ou seja, elas devem ter entusiasmo em fazer o que precisa ser feito, mesmo que aquilo não tenha partido delas.

Você também tem uma equipe motivada e engajada trabalhando na sua propriedade? Ou passa por muitos problemas envolvendo a gestão de pessoas?

Se quiser conhecer a rotina dessa fazenda incrível, que é a Fazenda Colorado, confira o conteúdo completo do curso on-line Fazenda Colorado: os segredos da maior produtora de leite do Brasil, disponível no EducaPoint

Para ter acesso a todos esses cursos, basta assinar a plataforma EducaPointO melhor de tudo é que esse acesso garante a você a possibilidade de fazer quase 130 cursos pelo preço de apenas UMA ASSINATURA! Clique aqui e confira as condições.

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
www.educapoint.com.br

Dúvidas, críticas ou sugestões de temas? Envie um e-mail para  
contato@educapoint.com.br

Ficou com dúvidas, gostaria de sugerir de sugerir um tema ou saber mais sobre o EducaPoint? Envie uma mensagem para nós:

Enviar

Você está procurando soluções para público corporativo?

Cursos fechados ou vagas para grandes turmas

VEJA NOSSAS SOLUÇÕES
Rede Agripoint

Copyright © 2018 AgriPoint - Todos os direitos reservados

AgriPoint Serviços de Informação para o Agronegócio
CNPJ 08.885.666/0001-86

Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP

design salvego.com - desenvolvimento d-nex

Uma empresa associada da abed
ENCONTRE-NOS: