Cenário atual e os principais indicadores zootécnicos na pecuária de corte

Postado em: 14/10/2022 | 1 min de leitura Escrito por: Erollykens Ferreira
A produção animal vem sendo cada vez mais contemplada com pesquisas focadas no aumento da produtividade, principalmente nas áreas do melhoramento genético animal, pastagens e lavouras, biotécnicas reprodutivas e fatores ambientais.

Para a pecuária de corte, estes avanços resultam no abate de carcaças mais pesadas e mais jovens, favorecendo o giro de capital dentro da fazenda.

Esses progressos são benéficos tanto para o produtor, que recebe preços melhores pelo produto produzido, quanto para o frigorífico, que adquirem carcaças de boa qualidade e principalmente para o consumidor, que podem comprar carnes de melhor qualidade!

Todos os fatores mencionados anteriormente, necessitam também de uma gestão especializada para que os benefícios possam ser desfrutados da maneira correta e com controle eficiente, por parte do pecuarista, sobre todos os acontecimentos que ocorrem dentro da porteira.

Desse modo, possuir o conhecimento sobre o cenário anterior e atual do mercado da carne bovina, é de suma importância para as tomadas de decisões. Será que é o momento certo para comprar mais matrizes? Devo vender os bezerros? Qual o valor da arroba do boi gordo? Será que o preço vai aumentar? E se eu vender as matrizes? Quem vive a pecuária diariamente sabe que esses questionamentos são comuns e são sempre uma preocupação do pecuarista.

Todas estas perguntas são passíveis de serem respondidas se o produtor compreender sobre o ciclo pecuário e principalmente se tiver em mãos, dados zootécnicos da propriedade.

No entanto, nós sabemos que não é tão simples assim. Ter acesso a todas essas informações, saber calcular os índices e interpretá-los, requer ajuda de técnicos que destinaram a sua formação para o setor de gestão pecuária.

Por isso, o EducaPoint preparou uma super aula, onde você vai aprender:
  • Dicas de fontes confiáveis para consultar os valores de mercado;
  • O que é preciso mensurar para ter uma gestão eficiente;
  • Evolução do valor do arroba;
  • Diferença entre o preço nominal ou deflacionado;
  • Variação do custo de produção ao longo dos anos;
  • Ciclo pecuário;
  • Gestão da pecuária de corte;
  • Dados reprodutivos e produtivos da fazenda;
  • E os principais índices que devem ser avaliados.
Tem interesse nesse importante tema? Assista ao curso completo clicando aqui!
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP