Como é a gestão por excelência de uma fazenda, na prática?

Postado em: 13/06/2018 | 3 min de leitura Escrito por:
Como é, na prática, fazer a gestão por excelência de uma fazenda? Para isso, é preciso ser um gestor altamente eficaz!

Para que isso seja alcançado, o gerente tem que ser uma pessoa concentrada, muito equilibrada e que consiga ter domínio sobre a equipe e sobre os processos que acontecem dentro da empresa, não pela sua presença, mas pela sua liderança.

Esse profissional tem que estar cada vez mais preparado e acreditar que gestão é um processo, de forma que não existe um ponto de chegada, mas sim, um caminho a ser percorrido.

A gestão altamente eficaz é aquela em que o gerente assume o processo de desenvolvimento das pessoas. É importante compreender que as pessoas precisam de ajuda para se desenvolver. Todos são compostos por pontos fortes e pontos de melhoria e, por isso, podem ser melhores a cada dia.

Essa gestão deve ser consciente de seu papel, conhecedora e comprometida. Assim, o gestor não pode confundir sua função com a operacional ou técnica, não buscando assumir um papel que não é seu, demonstrando, assim, sua insegurança.

O gestor deve enxergar a fazenda como um centro de negócio, fazendo, dessa forma, a gestão do negócio. Assim, ele precisa assumir a responsabilidade pela viabilidade desse negócio.

É importante ter um sistema de gestão progressivo, que seja capaz de melhorar progressivamente pela eficiência e resultados positivos.

O gerente altamente eficaz deve investir tempo nessa atividade e fazer um planejamento, ou seja, deve sempre prever no final de um dia as atividades do dia seguinte. Para isso, ele precisa adotar ferramentas simples, como: ter sempre material de anotação à disposição e programar o dia seguinte no final de todos os dias.

É de suma importância que ele tenha tempo para monitorar os processos, que é fundamental para se atingir os resultados.

Os processos devem ser monitorados por três focos básicos:

- Qualidade;
- Produtividade;
- Lei do mínimo esforço, ou seja, se está havendo condições de trabalho para que o funcionário opere bem com esse processo.

A Organização Internacional do Trabalho divulgou, em 2016, um trabalho minucioso que fez um comparativo da produção, em dólar, de funcionários em diversos países. A produtividade de um funcionário que está trabalhando nos Estados Unidos é seis vezes maior do que um que está no Brasil. Na Argentina, essa produtividade é 2,5 vezes maior que no Brasil; no Chile, 2,2 vezea maior e, na Bolívia, 1,8 vez maior.

Assim, é necessário imprimir o ritmo de produtividade dentro da equipe, o que, obviamente, não significa explorar as pessoas, mas sim, alcançar a produtividade.

Na gestão altamente eficaz, o gerente tem o domínio sobre seu dia, dedicando tempo aos pontos de maior relevância para a empresa. É necessário priorizar! O gerente não pode ser vítima do dia. Além disso, essa gestão garante a empresa extremamente organizada e torna isso uma cultura para toda a equipe.

Abaixo, seguem os cinco focos que devem ser realizados:

- Gestão de pessoas;
- Gestão administrativa;
- Gestão de recursos;
- Gestão da cultura e da organização dentro da empresa;
- Empresa estar pronta para qualquer modelo de gestão mais evoluído.

Se você se interessou pelo tema e gostaria de se aprofundar mais, assista ao treinamento on-line Como se tornar um gerente altamente eficaz, do EducaPoint. As informações acima fazem parte desse treinamento, onde Carlos Alberto Carvalho, consultor em gestão de empresas agropecuárias, baseia-se em focos específicos, preparando a empresa para implantar um programa de gestão.

Para participar desse treinamento e aprender como sua empresa pode construir uma gestão altamente eficaz, assine o EducaPoint.

Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são mais de 150 temas).

Conheça os planos aqui! 

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP