Hipocalcemia subclínica: risco silencioso que pode gerar grandes perdas

Postado em: 23/05/2018 | 4 min de leitura Escrito por:

A hipocalcemia é uma doença muito comum na vaca recém-parida. Embora, na maioria dos rebanhos leiteiros, a incidência de hipocalcemia clínica possa ser baixa (abaixo de 3%), a incidência de hipocalcemia subclínica é bastante alta, chegando muitas vezes a superar 50% das vacas recém-paridas!

Como ocorre a hipocalcemia

Como pode-se perceber na figura abaixo, há muito cálcio no organismo da vaca. O problema é que 99% do cálcio presente no organismo da vaca está nos ossos e nos dentes, ou seja, não está prontamente mobilizável, de forma que não se pode contar de imediato com essa reserva.


A estimativa é que, em uma vaca de 600 quilos, haja 8,5 quilos de cálcio, ou seja, uma quantidade muito mais do que suficiente para evitar qualquer quadro de hipocalcemia. O problema é que 99% não são prontamente mobilizáveis, sendo necessário contar com o 1% restante.

Esse 1% restante tem uma parcela intracelular, que também não é de interesse imediato. Por outro lado, uma parcela chamada fração extracelular de cálcio, que é a concentração sérica de cálcio, tem uma proporção de 0,1%. Assim, em uma vaca de 600 quilos, a quantidade de cálcio prontamente utilizável para fazer frente a um quadro de hipocalcemia é tão somente de 3 gramas.

Além disso, da concentração de cálcio sérico total, uma parte está ligada à proteína albumina, uma outra porção pequena está complexada com outras substâncias, e somente 50-55% é cálcio que de fato é utilizável para atender a demanda da vaca leiteira.

Principais causas da febre do leite (hipocalcemia clínica)

- Perda excessiva de cálcio pelo colostro (depleção aguda do cálcio sérico);

- Diminuição da absorção intestinal de cálcio ao parto;

- Resposta lenta ao hormônio PTH e à vitamina D3 após o parto – 24 horas para resposta intestinal e 48 horas para reabsorção óssea.

Dinâmica do cálcio


Com a remoção do colostro na vaca recém-parida, há uma imediata queda do cálcio plasmático. Isso leva a um aumento do PTH e da 1,25-dihidroxivitamina D3, forma ativa da vitamina D, levando a uma mobilização imediata de cálcio da matriz óssea. Isso ocorre nas vacas saudáveis. O problema é que a vaca recém-parida tem, muitas vezes, uma queda de consumo.

Essa queda de consumo, aliada ao fato de que essa vaca talvez não tenha recebido dieta aniônica no pré-parto, tanto as concentrações de PTH quanto as de 1,25-dihidroxivitamina D3 são menores, mas não é so isso. O PTH, mesmo quando em concentrações adequadas, não consegue promover a reabsorção de cálcio da matriz óssea, surgindo, assim, o quadro de hipocalcemia. 

Hipocalcemia

O quadro de hipocalcemia pode ser, portanto, subdividido em dois quadros:

 

Se a vaca apresenta concentração de cálcio superior a 8 mg, a gente diz que a vaca é normocalcêmica. Se essa vaca apresenta concentração de cálcio entre 5 e 8 mg, a gente diz que essa vaca é hipocalcêmica, mas ainda no estágio subclínico. Se a concentração total de cálcio é inferior a 5 mg, podemos afirmar que a vaca apresenta hipocalcemia clínica ou febre do leite.

Embora a concentração de cálcio no leite seja intermediária, ao redor de 1 grama, no colostro essa concentração é praticamente o dobro. Se uma vaca produz 10 litros de colostro, a quantidade de cálcio presente nesse colostro é oito vezes maior do que a quantidade de cálcio normalmente presente na circulação da vaca, que seria 3 gramas.

Incidência de hipocalcemia

A incidência de hipocalcemia é muito variável. Muitos autores, principalmente há 30 anos, relatavam somente a hipocalcemia clínica. Esse é um ponto importante, porque muitos produtores não dão importância à dietas aniônicas e estratégias para evitar a hipocalcemia, porque acreditam que não têm vacas com hipocalcemia, mas isso não é verdade.

De fato, a proporção de vacas com febre do leite é baixa, mas vacas com algum grau de hipocalcemia é bastante alto, como pode-se perceber nos dados abaixo:


Fatores de risco na incidência da hipocalcemia 

- Dieta: excesso dos cátions Na+ e K+;

- Produção de leite (maior produção leva a maior risco);

- Número de lactações: a incidência de hipocalcemia aumenta 9% por parto, já que o esqueleto em crescimento das novilhas é mais responsivo a PTH e possui mais receptores de 1,25-dihidroxivitamina D3 no intestino;

- Raça: maior incidência na raça Jersey, por conta do colostro com mais cálcio e menos receptores de 1,25-dihidroxivitamina D3 no intestino.

Cascata de eventos relacionados à hipocalcemia

 

A figura mostra que a hipocalcemia está inter-relacionada com várias doenças, porque basicamente com a concentração de cálcio sendo baixa, a função muscular, tanto musculatura esquelética, como musculatura lisa, está comprometida. Essa função muscular comprometida, associada à função imunitária também deficitária faz com que todas essas doenças tenham concentração aumentada na vaca hipocalcêmica.

Vacas que apresentam qualquer uma dessas enfermidades têm queda na produção de leite e diminuição em sua função reprodutiva.

Confira no vídeo abaixo o professor da Universidade Federal do Paraná, Dr. Rodrigo de Almeida, falando sobre a dinâmica do cálcio e sua relação com a hipocalcemia:

 
Esse vídeo é uma das aulas do curso on-line Manejo e Nutrição de Vacas em Transiçãodisponível no EducaPoint. 

Para ter acesso a esse curso completo e se aprofundar mais sobre o manejo de vacas no período de transição, assine o EducaPoint.

Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são mais de 110 temas).

 
Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP