Marcelo P. de Carvalho: a história e o comportamento do mercado lácteo

Postado em: 27/04/2017 | 4 min de leitura Escrito por:
Para se ter sucesso em qualquer negócio, é preciso conhecer a fundo não só os procedimentos técnicos ou sistemas de gestão, mas também (e principalmente) a dinâmica do mercado em que seu negócio está inserido. E no setor lácteo isso não é diferente: saber o que acontece fora da porteira é fundamental!

Assim, o EducaPoint disponibiliza cursos ministrados pelo renomado especialista em mercado lácteo, Marcelo Pereira de Carvalho.

Marcelo Pereira de CarvalhoMarcelo P. de Carvalho é Engenheiro Agrônomo, formado pela ESALQ/USP. Possui Mestrado em Ciência Animal e Pastagens pela ESALQ/USP, e MBA Executivo Internacional pela FIA/USP. Foi consultor técnico em fazendas leiteiras, nas áreas de nutrição, manejo, conforto animal e custos de produção. Fundador e CEO da AgriPoint Portais de Internet Ltda., empresa especializada no desenvolvimento de serviços de informação para cadeias do agronegócio, principalmente para a cadeia do leite.
A AgriPoint possui a principal rede de informações para o setor lácteo, representada pelo portal MilkPoint e por diversos eventos como o Interleite Brasil, Interleite Sul, Fórum MilkPoint Mercado e Dairy Vision. A empresa possui também a plataforma EducaPoint, de treinamento online no agronegócio. Fundador e CEO também da AgriPoint Consultoria Ltda., detentora do serviço MilkPoint Mercado, assinado por mais de 160 empresas do setor. Proferiu mais de 300 palestras sobre tendências para o mercado de lácteos brasileiro, latinoamericano e mundial, em 16 países além do Brasil. Publicou 3 livros sobre mercado de leite, incluindo o trabalho Cenários para o Leite no Brasil em 2020.

Na entrevista abaixo, Marcelo nos conta sobre sua atuação e contribuições para o setor lácteo:

Quais atividades tem desenvolvido atualmente?
Marcelo Carvalho: Tenho 3 frentes principais de atuação. A primeira é como executivo da AgriPoint, empresa que fundei há 17 anos e atua no segmento de informação especializada na cadeia do leite, bem como outras cadeias do agronegócio. A segunda é como especialista em mercado de leite, dando palestras, realizando trabalhos de consultoria e escrevendo artigos e análises para nossas plataformas. A terceira frente reside no desenvolvimento de novos negócios dentro da AgriPoint.

Hoje, temos 3 iniciativas promissoras: o MilkPoint Radar, que consiste de um aplicativo de compartilhamento de informações entre produtores de leite; o EducaPoint e a AgTech Garage, que aproximará grandes empresas de startups do agro, entre outras coisas.

Quais suas principais contribuições para o setor pecuário nos últimos anos?
Marcelo Carvalho: É difícil falar sobre contribuições em primeira pessoa. Mas, em linhas gerais, acho que temos trazido muitas contribuições para o setor. O próprio MilkPoint se consolidou como um canal único de troca de informações e de conteúdo de qualidade. Procuramos buscar temas que possam sempre preparar o produtor, o técnico e o laticínio para o futuro, mostrando tendências, tecnologias, oportunidades, ameaças. Esse mesmo conceito procuramos fazer para os eventos: Interleite Sul, Interleite Brasil, Fórum MilkPoint Mercado e Dairy Vision, este mais voltado para a indústria de laticínios.

Temos também produzido informações de alta relevância para o setor, como é o caso do Top 100, do MilkPoint Mercado e dos dados do próprio MilkPoint Radar, que estão trazendo uma transparência até então inexistente no mercado de leite. Sendo um dos pioneiros em educação online no agronegócio, atuando desde 2000, creio que contribuímos com o setor, dando mais oportunidades para as pessoas acessarem conteúdos de alta qualidade.

3) Como os cursos do EducaPoint podem contribuir para o desenvolvimento da atividade?
Marcelo Carvalho: Considero que parte do problema de coordenação que temos na cadeia produtiva do leite, em que normalmente indústrias e produtores estão em campos opostos, parte de uma compreensão insuficiente de como funciona o mercado de leite, que é de relativa complexidade.

O entendimento dos processos históricos que envolvem o mercado de leite, que ajudam a explicar como chegamos até aqui, é o ponto de partida para entender o contexto atual. É isso que procuramos trazer no primeiro curso de mercado que colocamos no EducaPoint. Já o segundo curso procura mostrar de forma inédita como o mercado responde às variáveis de mercado, como demanda, mercado internacional, oferta e outros aspectos. Eu diria que é um conteúdo muito valioso para qualquer pessoa que atua no mercado de leite, seja produzindo, seja industrializando, seja oferecendo serviços e produtos para a cadeia.

De forma mais ampla, os cursos existentes no EducaPoint são o que há de mais atualizado em conhecimento aplicado para o setor lácteo. Desconheço qualquer plataforma no mundo que tenha um portfólio de semelhante qualidade. Hoje, o conhecimento se torna obsoleto com muita rapidez. Somente um ambiente online, com fluxo constante de novos materiais, pode acompanhar esse ritmo de mudanças e colocar o produtor e o técnico em condições de participar do futuro.

Clique nos links abaixo e conheça os cursos ministrados por Marcelo P. Carvalho no EducaPoint:

- A história do mercado lácteo no Brasil

-
Como funciona o mercado de leite no Brasil

Acesse o EducaPoint, assista a esses cursos e dezenas de outros treinamentos disponíveis!

Experimente grátis, clicando aqui!

Sobre o EducaPoint:
O EducaPoint é a maior plataforma de ensino online voltada ao agronegócio, com planos de assinatura totalmente acessíveis. Oferece um amplo portfólio de cursos ministrados por profissionais que fazem a diferença no campo, sendo que os assinantes podem acessar todas as aulas de forma ilimitada, quantas vezes quiserem e de onde estiverem, pelo período em que a assinatura estiver vigente.

Mais informações:

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082
Skype: atendimento@educapoint.com.br

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP