Fechar Precisa de ajuda?
Fechar
ATENDIMENTO ONLINE

PRECISA DE AJUDA?
TEM ALGUMA DÚVIDA?

Fale agora com um de nossos atendentes.
Das 8h às 12h e das 13h às 17h.

ENTRAR NO CHAT

BLOG

Postado em: 15/05/2018

Preparação da novilha para a primeira ordenha garante resultados produtivos e de bem-estar animal

O período pós-parto das primíparas é um momento de muita sensibilidade, pois traz mudanças significativas na rotina desses animais, principalmente em relação ao ambiente, à ordenha e ao contato direto que terá com os funcionários. Isso porque, quando o animal vai para a ordenha, encontra um ambiente diferente, com ordenhadores diferentes, barulho de máquinas, ou seja, um ambiente ao qual ele não está bem habituado.

As estratégias de manejo durante o pré-parto visam tornar essa habituação mais tranquila, para que o animal tenha uma resposta positiva na hora que entrar na ordenha. A preocupação que se tem pelo fato de a primípara ser muito reativa, de ocasionar até mesmo acidente de trabalho por conta dessa reatividade, pode ser minimizada quando é feito esse manejo.

Na Agropecuária Irmãos Chiari, em Morrinhos/GO, as novilhas saem do piquete onde estão, sendo conduzidas uma vez ao dia por dois funcionários até a sala de ordenha (onde serão ordenhadas futuramente), para passar por um processo de condicionamento, conforme você pode ver no vídeo ao final do texto.

Antes de entrar na sala de ordenha, as novilhas ficam na  sala de espera, onde já passam por um refrescamento, manejo muito importante para vacas no pré-parto. Dessa forma, esse manejo, além de condicionar os animais, proporciona esse refrescamento, melhorando seu bem-estar, e levando à melhoria de sua produção futura de leite e da qualidade de seu colostro, bem como no peso da futura cria.

Após o refrescamento, os animais são estimulados a entrar na sala de ordenha. As vacas entram tranquilamente e já aprendem que não tem grito, nem ações negativas, que tudo é feito de forma muito tranquila.

Elas param, então, na linha de ordenha, onde passam por um processo de estimulação e, em seguida, são liberadas (veja no vídeo abaixo).

Esse é um processo de condicionamento. Ele é feito nos 21 dias do período do pré-parto. As respostas desse manejo, nessa fazenda, que produz gado Girolando, têm sido:

- Animais mais tranquilos para entrar na sala de ordenha;
- Menor risco de acidente;
- Redução da aplicação da ocitocina exógena no momento da ordenha, o que é um ponto muito positivo.

Isso mostra como as estratégias de manejo favorecem os animais, evitando a necessidade de algumas estratégias paliativas para “corrigir” uma falha de manejo, que é a reatividade dos animais. Esse manejo pode ser feito entre as ordenhas, e o próprio ordenhador consegue fazer isso em cerca de meia hora, de forma muito tranquila.

Confira o vídeo:


Gostou desse conteúdo? Essa aula faz parte do curso Bem-estar animal: estratégias de manejo que fazem a diferença na fazenda leiteira, onde a Zootecnista e Especialista em bem-estar animal, Drª Lívia Magalhães, apresenta conceitos de bem-estar aplicados à produção animal, e explica como traçar estratégias dentro da fazenda, com foco na melhoria da qualidade de vida das vacas leiteiras e com expressão positiva nos índices zootécnicos.

Para assistir ao curso completo, que possui uma abordagem prática do bem-estar animal, aplicado em uma fazenda comercial com altos índices produtivos, assine o EducaPoint.
 
Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece em um sistema de assinatura o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os usuários têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são cerca de 110 temas).

Conheça os planos aqui! Ou experimente totalmente sem compromisso realizando um breve cadastro no site: https://www.educapoint.com.br/experimente.

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

Ficou com dúvidas, gostaria de sugerir de sugerir um tema ou saber mais sobre o EducaPoint? Envie uma mensagem para nós:

Enviar

CURSOS RELACIONADOS

Você está procurando soluções para público corporativo?

Cursos fechados ou vagas para grandes turmas

VEJA NOSSAS SOLUÇÕES
Rede Agripoint

Copyright © 2018 AgriPoint - Todos os direitos reservados

AgriPoint Serviços de Informação para o Agronegócio
CNPJ 08.885.666/0001-86

Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP

design salvego.com - desenvolvimento d-nex

Uma empresa associada da abed
ENCONTRE-NOS: