4 motivos para dar muita atenção à compra de um touro

Postado em: 06/09/2018 | 2 min de leitura Escrito por:
Em fazendas que utilizam a monta natural, os touros utilizados são responsáveis por grande parte dos resultados produtivos, de acordo aos objetivos definidos para o rebanho. Assim, o momento de compra do touro se mostra extremamente importante.

Confira 4 motivos para dar atenção quanto a compra de um touro:

#1 O touro é fundamental para produzir bezerros

O touro vai emprenhar a vaca e gerar um bezerro. Se for um bom animal, com certeza produzirá bons filhos.

# 2 Forte influência do melhoramento genético

O melhoramento genético influencia muito na qualidade do bezerro. Por exemplo, a influência do melhoramento genético no peso à desmama dos bezerros pode interferir em até 30%.

Isso significa que em uma fazenda que desmama bezerros com 200 quilos em média, o valor genético do touro pode interferir em até 60 quilos desse peso à desmama.

valor genético é muito significativo, podendo influenciar tanto de forma positiva, aumentando o lucro, como de forma negativa, gerando prejuízo, em uma fazenda produtora de bezerros.

#3 Complexidade na hora da compra

O mercado tem muitas opções de touros. São ofertadas diversas raças, diversos programas. Além disso, diversos selecionadores desenvolvem trabalhos com objetivos diferentes, que produzem touros de linhagens diversificadas.

Todas essas opções geram uma complexidade no momento da compra de touros. Isso leva à necessidade de se preparar bem para essa compra. É necessário se preparar para fazer as perguntas certas, buscar as soluções certas que estejam alinhadas com o objetivo do produtor, com sua necessidade na sua fazenda.

#4 O touro representa um alto valor investido

Um touro, individualmente, custa caro. E você não precisa de um só. São necessários vários, de acordo com a relação touro/vaca utilizada na fazenda.

Trata-se de um alto investimento. Há um custo-benefício, ou seja, esse investimento retorna ao produtor, mas não deixa de ser um alto valor investido e que deve ser feito de forma correta.

Confira no vídeo abaixo o consultor em Melhoramento Genético Bovino, Daniel Biluca, explicando sobre a importância de dar atenção à compra de touros:


Essa é uma das aulas do curso on-line Pontos estratégicos na escolha e compra de touros, do EducaPoint.

No curso, Biluca, explica tudo o que você precisa saber para escolher e comprar o touro certo para o seu rebanho, abordando desde os aspectos inerentes à propriedade, objetivos da compra e o que o mercado oferece, passando pela avaliação dos touros disponíveis, o aparte de animais e a compra propriamente dita, até a adaptação do touro na fazenda, como avaliar seus resultados e otimizar sua produção.

Confira o conteúdo completo desse curso e garanta melhores resultados na sua fazenda! Para isso, assine o EducaPoint.

Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são mais de 150 temas).

Conheça os planos aqui! 

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082  
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP