Restauração florestal: Essencial para conservação da qualidade da água

Postado em: 23/08/2018 | 2 min de leitura Escrito por:
O Novo Código Florestal Brasileiro (Lei 12.651/2012) define que a proteção do meio ambiente natural é obrigação do proprietário, mediante a manutenção de espaços protegidos da propriedade privada, divididos entre Área de Preservação Permanente e Reserva Legal.

Mas você sabe qual a importância de restaurar ambientes naturais, como Áreas de Preservação Permanente (APP) e áreas de Reserva Legal (RL)?

Ao avaliar o histórico da nossa sociedade, contata-se que todo o desenvolvimento foi baseado na exploração de recursos naturais, sejam recursos florestais ou minerais. Durante todo esse processo de exploração de recursos e abertura de novas áreas, houve um desmatamento desenfreado, sem um planejamento.

Sendo assim, o solo ficou exposto e à mercê das intempéries. Assim, excesso de chuvas, escorrimento da água superficial, pisoteio de animais, excesso de maquinário, monocultivo, entre outros, levaram a processos erosivos desse solo.

O solo passou por um processo de degradação, ou seja, de perda de sua capacidade natural de regeneração. Em ambientes que passaram por esse processo, ocorrem outros efeitos, como a degradação de recursos hídricos, podendo ocorrer o escoamento superficial de pesticidas e do próprio solo.

Pensando no processo de degradação dos recursos hídricos, as áreas de preservação permanente vão cumprir uma importante função na conservação e manutenção da qualidade da água desses recursos, além da manutenção da fauna e da flora desses ambientes.

Considerando a enorme importância dos recursos hídricos para o desenvolvimento da sociedade e para a própria atividade agropecuária, se as áreas que preservam os recursos hídricos estão degradadas, são necessárias ações de recuperação.

Para isso, são feitos trabalhos de restauração florestal, que visam planejar e entender o ambiente para conduzir o processo de regeneração natural da melhor forma possível.

Confira no vídeo abaixo o biólogo, Thiago Ronconm explicando sobre isso:


Essa é uma das aulas do curso on-line Restauração ecológica de Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL), do EducaPoint. No curso, Thiago Roncon explica quais os procedimentos a serem seguidos perante a legislação ambiental, como conduzir, na prática, os projetos de restauração, bem como dicas importantes em relação à fisionomia da área a ser restaurada, a escolha de espécies arbóreas, uso de insumos, controle de pragas, entre outros aspectos.

Assista ao curso completo e saiba como estar em dia com o Novo Código Florestal, podendo usufrui legalmente do seu imóvel rural! Para isso, assine o EducaPoint.

Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são mais de 150 temas).

Conheça os planos aqui! 

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082  
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP