Quais são os principais elementos de infraestrutura para trabalhar com pastagem?

Postado em: 04/09/2018 | 3 min de leitura Escrito por:
A Agropecuária Sete Copas é um projeto neozelandês de produção de leite, instalado desde 2012 no oeste da Bahia. Com duas unidades produtivas, para 700 e 900 vacas, o sistema é baseado em pastagens irrigadas por pivô, suprindo 60-70% das necessidades nutricionais do rebanho, além de uma suplementação alimentar para aumentar a produtividade dos animais.

Confira os principais elementos de infraestrutura da fazenda para se trabalhar com o sistema de pastagem:

Cerca elétrica

A cerca elétrica se mostra vantajosa, principalmente por seu baixo custo e por sua fácil implementação. Confira abaixo um exemplo de aplicação, consistindo-se basicamente de um fio eletrificado e um poste flexível de fibra de vidro:



O sistema, apesar de ser muito simples, requer um pouco de conhecimento acerca de seu funcionamento. É importante que o gado respeite a cerca elétrica.  Quando há muita falha ou a manutenção não está em dia, o animal começa a desrespeitá-lo. 

No pastejo rotacionado, é muito importante que o número de animais esteja correto, dentro de uma área adequada para o grupo e que o pastejo seja completo, ou seja, não deixe resíduos para o próximo pastejo, que teria sua qualidade reduzida. Dessa forma, essa delimitação com a cerca elétrica precisa funcionar bem.

Outro ponto importante a ser considerado na instalação da cerca elétrica, muitas vezes negligenciado, é o aterramento. A cerca elétrica funciona como qualquer circuito elétrico. Dessa forma, a energia precisa passar pelo animal e retornar ao chão. Por conta disso, esse sistema não funciona muito bem em solo muito arenoso, ou quando a cerca é muito comprida.

A Agropecuária Sete Copas trabalha com um sistema todo isolado do pivô, com um único fio e molas dentro da cerca, conforme pode ser visto abaixo:




Corredores

Outra infraestrutura importante para sistemas de pasto de larga escala, que possuem grandes áreas e distâncias maiores, são os corredores, que são verdadeiras estradas.



A ocorrência de lama, pedra e sujeira nos corredores atrapalha bastante o trabalho, já que, sem um sistema eficiente de drenagem e limpeza dos corredores, podem surgir muitos problemas de casco e de mastite. Manter a limpeza correta dos corredores é essencial para garantir a qualidade do leite em um sistema a pasto.

Bebedouros

É importante que haja bebedouros em toda a fazenda, para que os animais não precisem caminhar muito para beber água. O consumo de água é fundamental para a produção de leite.


Esse sistema também evita que muitos animais se acumulem no bebedouro para beber água. Os bebedouros devem ficar no meio do pasto, em distâncias de cerca de 120 metros entre eles, no máximo. Embora possa parecer uma quantidade muito grande de bebedouros no pasto, o custo desse sistema é relativamente baixo em relação ao investimento total.

Sombreamento

Quanto ao sombreamento, uma opção é trabalhar com galpões cobertos, como o exemplo abaixo, utilizado em uma das fazendas da Agropecuária Sete Copas:



Há também a possibilidade de se trabalhar com linhas de eucalipto para se obter sombra natural, que exige um investimento menor. No entanto, é importante destacar o  o tempo que demora para as árvores crescerem neste cenário.
 
Além disso, pode-se utilizar o sistema de sombrite na sala de espera, como no exemplo abaixo, da outra fazenda da Agropecuária Sete Copas:




Confira abaixo Rodger Douglas, sócio-diretor da Agropecuária Sete Copas, explicando como é a infraestrutura das pastagens nas propriedades que integram o projeto:

 
Esse vídeo faz parte do curso on-line Produção a pasto: a prática em larga escala, do EducaPoint.

Gravado a campo, com várias demonstrações práticas, esse curso proporciona uma visão realista do sistema a pasto em larga escala, desde a infraestrutura dos pastos, a produção sazonal de pastagem, como fazer o manejo, medição e manutenção dos pastos, bem como aliar a suplementação estratégica e a tecnificação em sistemas simples e de baixo custo.

Acesse o conteúdo completo, confira a opinião do produtor neozelandês, e saiba como estruturar um sistema de grande escala baseado em pastagens. Para isso, assine o EducaPoint.

Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são 150 temas).

Conheça os planos aqui! 

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082  
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP