Ionóforos para vacas leiteiras - quais os benefícios de sua utilização?

Postado em: 01/08/2017 | 1 min de leitura Escrito por:
Quando se fala em nutrição e formulação de dietas para vacas leiteiras um assunto importante a ser tratado é a inclusão de aditivos. Os aditivos são substâncias ou microrganismos adicionados à dieta intencionalmente com objetivo de alterar o metabolismo em benefício do desempenho do animal. 

Uma classe de aditivos que tem sido bastante estudada, e que tem trazido bons resultados na inclusão da dieta de vacas leiteiras são os ionofóros. Os ionofóros, são antibióticos que atuam seletivamente em algumas bactérias ruminais, eles inibem as bactérias gram-positivas, favorecendo o desenvolvimento das bactérias gram-negativas.

De maneira geral, bactérias que produzem os ácidos lático, acético, butírico e metano são susceptíveis aos ionóforos, enquanto bactérias produtoras dos ácidos succínico e propiônico e aquelas consumidoras de lactato são resistentes. Isso permite um ambiente ruminal mais estável, com menos risco de acidose, e com fermentação mais eficiente, já que a produção de propionato é energeticamente mais eficiente que a de acetato e butirato. Além disso, bactérias deaminadoras também são susceptíveis, deixando o metabolismo ruminal de proteína mais eficiente na presença de ionóforos.

Quer entender melhor a atuação dos ionóforos? Assista o vídeo abaixo com a professora Marina Danés.
 


Para quem quiser saber mais sobre a inclusão de aditivos em dietas de vacas leiteiras, já está disponível no EducaPoint o curso “Nutrição de vacas leiteiras – suplementação com aditivos”, com a professora Marina Danés da Universidade Federal de Lavras.

Durante esse curso, Marina explica como os principais aditivos utilizados, atuam no metabolismo da vaca leiteira e apresenta dados de desempenho de animais suplementados com aditivos. Confira a programação completa no link: Nutrição de vacas leiteiras -suplementação com aditivos.

Assine o EducaPoint e tenha à sua disposição um portfólio com centenas de vídeos para pecuária leiteira, com os maiores especialistas do setor. Experimente grátis clicando aqui!

Sobre o EducaPoint
O EducaPoint é a maior plataforma de ensino online voltada ao agronegócio, com planos de assinatura totalmente acessíveis. Oferece um amplo portfólio de cursos ministrados por profissionais que fazem a diferença no campo, sendo que os assinantes podem acessar todas as aulas de forma ilimitada, quantas vezes quiserem e de onde estiverem, pelo período em que a assinatura estiver vigente.

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP