João Luís dos Santos: na busca pela preservação dos recursos hídricos

Postado em: 19/04/2017 | 2 min de leitura Escrito por:
Com dezenas de cursos disponíveis, o EducaPoint - plataforma de ensino à distância voltada ao agronegócio -, reúne os maiores especialistas nos assuntos abordados, visando trazer aos alunos o que há de mais atual, prático e inovador no setor agro.

Apresentamos a você o instrutor do EducaPoint, João Luís dos Santos, especialista em soluções e tecnologias para tratamento da água na produção animal.

João Luís é consultor, instrutor e palestrante sobre gestão de recursos hídricos pela Especializo, atuando há mais de 15 anos na produção animal. Mestre em Engenharia Agrícola pela FEAGRI/UNICAMP, sua pesquisa é focada em técnicas alternativas de tratamento da água em propriedades rurais, mais especificamente sobre o uso de água de chuva na produção animal, com foco na produção de leite.


Conheça, na entrevista abaixo, um pouco mais do trabalho realizado pelo nosso instrutor:

Que atividades está desenvolvendo atualmente?

João Luís: A Especializo é uma empresa de consultoria e capacitação sobre gestão de recursos hídricos. Hoje, desenvolvemos um trabalho com grandes empresas do segmento leiteiro, focado na melhoria da qualidade da água na propriedade rural, com vistas a melhorar a qualidade do leite fornecido aos laticínios.

Atuo como consultor para empresas fornecedoras de produtos para essa aplicação e, na outra ponta, para os laticínios, cooperativas e associações de produtores de leite, na implantação de sistemas de tratamento de água no meio rural. Também, realizo palestras em dias de campo, in company para técnicos envolvidos na extensão rural, em simpósios e workshops. Esses treinamentos vão desde palestras de sensibilização até cursos de capacitação técnica.

Quais suas principais contribuições para o setor agro nos últimos anos?

João Luís: Atuo há mais de 10 anos em desenvolvimento de sistemas de tratamento de água para o meio rural. Iniciei todo trabalho que hoje já está implantado no tratamento de água para aves e suínos, e agora estamos focando na pecuária leiteira.

Também temos focado a questão da preservação e conservação dos recursos hídricos, algo que ainda está iniciando. Dentro deste projeto, temos tentado incentivar produtores a captarem e utilizarem a água de chuva, como forma de reduzir a captação de água de poços e nascentes.

Como seus cursos podem contribuir para o desenvolvimento da atividade?

João Luís: Os conteúdos dos cursos são, ao mesmo tempo, práticos e técnicos. O curso “Gestão da qualidade e quantidade da água na produção leiteira” busca despertar os técnicos e produtores para a necessidade de entender a água com o insumo mais importante, e que precisa ser gerenciado para se obter o melhor resultado na atividade. A água é ignorada em todas as atividades rurais, sendo que produtores e técnicos desconhecem o potencial dos prejuízos que ela pode gerar.

Já o tema “Pegada hídrica na produção leiteira” é muito recente, mas já está sendo discutido em todos os eventos técnicos sobre meio ambiente. Isso mudará completamente a relação da produção de alimentos com a água, e acredito que esse curso é obrigatório a todos que produzem e querem continuar a produzir no Brasil.

Clique e conheça os treinamentos ministrados por João Luís dos Santos:

- Gestão da qualidade e quantidade da água na produção leiteira

- Pegada hídrica na produção leiteira


Sobre o EducaPoint

O EducaPoint é a maior plataforma de ensino online voltada ao agronegócio, com planos de assinatura totalmente acessíveis. Oferece um amplo portfólio de cursos ministrados por profissionais que fazem a diferença no campo.

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082
 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP