4 fatores desafiadores do período de transição

Postado em: 15/04/2019 | 2 min de leitura Escrito por:
O período de transição é essencial para o sucesso da cadeia produtiva leiteira. Isso porque, nesse período, o animal está transitando entre o período seco ao período de lactação, conforme podemos ver na figura abaixo:



Durante esse período, ocorrem muitas modificações metabólicas, imunológicas e de adaptação à lactação.

Desafios do período de transição

Alguns fatores desafiadores acontecem durante o período de transição:

1) Crescimento fetal final

Um dos fatores que está acontecendo durante o período de transição é o crescimento fetal final. Dessa forma, muitos fatores do sistema imunológico estão obstruídos para que não identifiquem o feto como algo estrangeiro no corpo do animal. Isso altera extremamente o sistema imunológico de vacas leiteiras. Além disso, a demanda por nutrientes para o crescimento do feto é maior e a vaca mobiliza reservas corporais para atender estas exigências alterando seu metabolismo. 

2) Síntese de colostro

A síntese do colostro requer várias modificações na glândula mamária.

3) Parto

O parto em si é mais um evento estressante para a vaca leiteira.

4) Adaptação à lactação

Nesse período, o animal vai se tornar lactante, havendo, assim, um aumento da produção leiteira e consequente adaptação da glândula mamária a isso.

Devido a essas grandes transformações que ocorrem nesse período de vida da vaca leiteira, há uma demanda diferenciada de energia e nutrientes, ao mesmo tempo em que há uma redução no consumo de matéria seca logo antes do parto. Além disso, o grande aumento na produção de leite das vacas leiteiras gera um requerimento muito grande no consumo de energia.

Assim, muitas vezes ocorrem desbalanços energéticos nessa fase, levando ao desenvolvimento de doenças, como hipocalcemia, hipomagnesemia, retenção de placenta, metrite, hiperacetonemia e endometrite. Todas essas afecções estão associadas com os distúrbios metabólicos que acontecem no período de transição.

Como essa é uma questão crucial para todos os produtores de leite, o EducaPoint acaba de lançar o novo curso on-line Manejo preventivo de doenças no período de transição, onde o professor de Medicina de Produção e Reprodução da Escola de Medicina Veterinária da Universidade de Illinois, EUA, Fábio Lima, aborda questões como custos energéticos e metabólicos do período de transição, incidência e impacto de doenças durante esse período, bem como explica com detalhes a hipocalcemia e a hipomagnesemia. 

Para ter acesso a esse conteúdo, você pode fazer a aquisição do curso individualmente ou optar pela assinatura de todos os cursos da plataforma (já são mais de 140 opções de cursos!).

A aquisição individual dá acesso vitalício ao conteúdo do curso, enquanto a assinatura pode ser feita em um plano semestral ou anual. Clique aqui para saber como assinar.

Mais informações:

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP