Manejo da cama no Compost Barn determina a limpeza das vacas

Postado em: 21/05/2018 | 1 min de leitura Escrito por:
O compost barn é um sistema de confinamento de animais sobre uma cama de compostagem. Manter a cama seca é o ponto crucial do manejo para se obter sucesso neste sistema

Para que a compostagem funcione de maneira adequada, deve-se introduzir oxigênio na cama. Isso é feito realizando o revolvimento da cama, seja com o uso de um escarificador ou com uma enxada rotativa acoplados a um trator. Hoje, no mercado nacional, existem também escarificadores acoplados a enxadas rotativas.

É muito importante que durante a escarificação consiga-se atingir uma profundidade de 25 a 30 centímetros, podendo chegar até 40 centímetros. Vale ressaltar que a terra abaixo da cama não deve ser tocada pelo escarificador, porque qualquer mistura de terra com cama pode criar um adobe e, com isso, vai ocorrer uma compactação da cama.

É necessário, também, que o escarificador seja largo o suficiente para cobrir o rodado do trator. Dessa maneira, garante-se que sempre vai estar mexendo a cama atrás da roda e não vai estar compactando a área coberta pela roda do trator.

Tambem é interessante que se use tratores pequenos e, preferencialmente, traçados.

Como pode-se ver no vídeo abaixo, apresentado pelo médico veterinário Adriano de Siqueira Seddon, que foi o responsável pela introdução do compost barn no Brasil, durante a escarificação da cama, uma grande quantidade de vapor que estava dentro da cama é desprendida. Esse vapor é o principal responsável pela diminuição da umidade.



Assim, deve-se levar muito a sério o manejo da cama no sistema de compost barn, porque ele vai determinar a limpeza das suas vacas.

Esse vídeo é apenas uma das aulas do curso on-line,  Compost barn na prática, do EducaPoint, em que Adriano Seddon explica detalhadamente como fazer o manejo correto da cama, com que frequência realizar, e quais são os equipamentos corretos para promover o revolvimento e aeração eficiente da cama.

Com demonstrações práticas, este curso aborda o sistema de compost barn desde o seu planejamento, passando pela implantação, até as medidas de manejo diárias. Acesse agora o curso completo! Para isso, assine o EducaPoint.

Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são mais de 150 temas).

Conheça os planos aqui!


Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP