Por que se faz silagem de milho?

Postado em: 07/02/2019 | 2 min de leitura Escrito por:
A silagem de milho é um dos principais componentes da alimentação de bovinos seja na produção de leite ou de carne. O processo de produção de silagem de milho tem três fases distintas:

1) Manejo da lavoura

Essa fase vai desde a preparação da área até a condução da lavoura.

2) Ensilagem

3) Desensilagem e o trato dos animais


É importante sempre ter em mente que a ensilagem não consegue melhorar um milho ruim, podendo apenas preservar melhor os nutrientes que foram produzidos. Assim, a busca deve ser sempre produzir mais silagem com uma boa qualidade.

Por que se faz silagem de milho?

A resposta a essa pergunta engloba cinco motivos principais:

1) Alta produção de massa por hectare, o que viabiliza até pequenos produtores a utilizarem silagem de milho;

2) Alta qualidade nutricional. Existem outras culturas que fornecem uma massa muito alta também, mas o milho, além disso, possui também uma qualidade nutricional muito elevada que permite uma alta produção de leite.

3) “Fácil” manejo de cultura, de forma que tanto produtores iniciantes como os mais experientes conseguem produzir bem.

4) Facilidade de fazer a ensilagem. Com poucos recursos e poucos equipamentos, e com baixo custo, é possível fazer essa forragem conservada.

5) Baixo custo por quilo de matéria seca em comparação a outros alimentos. Apesar de exigir um alto investimento por hectare, o custo acaba sendo bastante interessante devido à alta produção.

No mundo todo, mais ou menos metade do custo da produção de leite é oriundo da alimentação dos animais. Desse custo de alimentação, dois terços equivale ao concentrado e um terço ao volumoso. No entanto, muitos produtores acabam querendo economizar no volumoso (na semente, na adubação, no cuidado com a lavoura), mas não economizam na hora de comprar concentrado, que é o maior custo.

O que custa caro hoje na alimentação das vacas são os concentrados. Assim, com um volumoso de alta qualidade, seja silagem, pastagem ou feno, é possível reduzir o uso de concentrado e, com isso, reduzir o custo da alimentação dos animais, viabilizando, assim, a atividade pecuária.

Apesar de ser uma cultura vastamente difundida, o correto manejo da lavoura é fundamental para garantir o sucesso da produção e qualidade da silagem. Você sabe como realizar o plantio e manejo da lavoura para potencializar a produção? Quais são os fatores que afetam a produtividade e a qualidade do milho que será ensilado?

Para ajudar você a responder a todas essas questões, o EducaPoint acaba de lançar o novo curso on-line Manejo da lavoura de milho para silagem: práticas para aumento de produção. No curso, o Engenheiro Agrônomo Igor Quirrenbach de Carvalho, ensina como realizar o correto plantio e manejo da cultura de milho visando aumento da produtividade e da qualidade da silagem.

Confira abaixo o convite feito pelo instrutor:



Se você quer aprender como preparar a lavoura de milho em sua propriedade e conhecer todos os detalhes para plantio e manejo da cultura de milho visando o aumento da produção de silagem, venha fazer esse curso on-line!

Para isso, você precisa ser assinante da plataforma EducaPoint. Aproveite porque a assinatura garante o acesso a esse curso completo e a TODOS os demais cursos oferecidos pela plataforma (já são mais de 135 temas diferentes!). Saiba como fazer isso!

Mais informações:

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
www.educapoint.com.br
Baixe o aplicativo para celular

Dúvidas, críticas ou sugestões de temas? Envie um e-mail para  contato@educapoint.com.br.

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP