Saúde no periparto: estratégias de manejo garantem sucesso do período de transição

Postado em: 02/08/2018 | 1 min de leitura Escrito por:
Com os avanços no conhecimento sobre a biologia da vaca em transição, tornou-se evidente que não há apenas um único fator determinante para o sucesso do período de transição. Produtores que almejam vacas com uma transição do período seco para o período lactante de forma bem-sucedida, devem solucionar erros de manejo antes de investir em tecnologias caras, que não são capazes de superá-los.

Quando entendemos melhor a biologia da vaca em transição, pode-se dar início a estratégias de manejo para diminuir o risco de imunossupressão, problemas metabólicos, melhorando a saúde e a transição da vaca.

Manejo

Quanto ao manejo, as coisas mais importantes são:

- Duração do período de pré-parto imediato => As vacas têm que permanecer na dieta de pré-parto por um período longo o suficientes;

- Manejo reprodutivo: as vacas não devem secar gordas;

- Minimizar estresse calórico;

- Separação de novilhas e vacas;

- Ajuste da lotação de currais;

- Reagrupamento de vacas.

Estratégias nutricionais

Já com relação às estratégias nutricionais, essas incluem:

- Ingestão de matéria seca e água, que são primordiais;

- Uso de suplementação, como sais aniônicos, para diminuir a hipocalcemia; monensina, colina e metionina, para reduzir cetose; ácidos graxos (ômega 6) para ter uma resposta pró-inflamatória; niacina, para ajudar na maior troca de calor com o ambiente; e tratamentos hormonais, como somatotropina, para melhorar a imunidade e diminuir a cetose.

Dos pontos citados, os mais importantes são ingestão de matéria seca e água, separação de novilhas e vacas, um manejo reprodutivo agressivo para reduzir vacas gordas no pré-parto e minimizar o estresse calórico.

Confira as dicas dadas por um dos maiores especialistas no assunto, Ricardo Chebel, professor da Universidade da Flórida:


Essa é apenas uma das aulas do curso on-line Sanidade e monitoramento de vacas em transição, do EducaPoint, em que Ricardo Chebel, apresenta os principais resultados de pesquisa da área. Além de explicar a fundo a fisiologia de vacas em transição, Chebel também traz as medidas de manejo que podem garantir o sucesso deste período.

Participe desse curso e garanta melhores resultados! Para isso, assine o EducaPoint.

Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são mais de 150 temas).

Conheça os planos aqui!

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082  
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP