Métodos e procedimentos em um manejo de pastejo correto

Postado em: 22/12/2017 | 1 min de leitura Escrito por:
Para se obter resultados satisfatórios em sistemas de produção de leite ou carne, baseados em pastagens, é fundamental não só escolher a espécie forrageira mais adaptada às condições ambientais da sua região, como também manejar corretamente os pastos, montar uma infraestrutura que permita melhor conservação da área, e fazer um planejamento alimentar eficiente.

Além disso, a gestão dos recursos forrageiros, bem como o manejo do pastejo é fundamental para se obter o maior rendimento não só da planta, como também dos animais, resultando em maior rentabilidade da produção.

O manejo do pastejo consiste em um conjunto de procedimentos adotados pelo manejador da pastagem para conduzir os animais para colher a forragem que foi produzida e que está disponível. Para executar o manejo do pastejo, pode se adotar vários métodos de pastoreio na propriedade, como:

*Lotação contínua: consiste em disponibilizar um piquete por lote de animais;

*Lotação alternada: disponibiliza dois piquetes para cada lote de animais;

*Lotação rotacionada: a disponibilização é de no mínimo três piquetes por lote de animais;

Para cada um desses métodos de pastoreio, pode se trabalhar com taxa de lotação fixa (o número de animais sempre será o mesmo) ou com taxa de lotação variável (o número de animais é variado de acordo com a capacidade de suporte da pastagem).

Conheça as condições alvo de manejo, estrutura e procedimentos para cada método de pastoreio na videoaula a seguir:



Os ensinamentos que acaba de receber, foram extraídos do curso online “Manejo de pastagens” disponível no EducaPoint. Esse curso é ministrado pelos instrutores Adilson Aguiar e Mateus Caseta, especialistas no assunto. Para ter o acesso ao conteúdo completo deste treinamento, basta assinar o EducaPoint.

Os assinantes têm acesso a TODOS os cursos online da plataforma (já são mais de 150 treinamentos) de forma flexível, por um investimento acessível. Conheça os planos de assinatura neste link: https://www.educapoint.com.br/v2/checkout/


Mais informações

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082
 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP