A mistura dos ingredientes impacta na qualidade da dieta?

Postado em: 26/04/2018 | 3 min de leitura Escrito por:
A recria ou terminação de bovinos em confinamento demanda alguns cuidados importantes para que os animais alcancem o ganho de peso desejado, no período de tempo esperado. Além dos aspectos relacionados ao ambiente e à sanidade dos animais, o manejo da alimentação nesse sistema impacta diretamente os resultados.

Um dos fatores fundamentais na questão alimentar é a qualidade da mistura dos alimentos, especialmente porque, nas dietas de confinamento, são utilizados diferentes ingredientes. Cada um deles tem tamanho de partícula e densidade distintos. Isso cria um desafio de se fazer uma mistura que se mantenha o mais uniforme possível dentro do cocho à medida que o animal se alimenta.

Os bovinos têm uma alta capacidade seletiva. É importante observar a seletividade do grupo de animais na mesma baia, bem como as preferências que levam à maior seleção de cada animal individualmente.

Dessa forma, para garantir uma dieta com boa qualidade de mistura é importante:

1) Garantir ingredientes de boa qualidade e bem conservados. Isso precisa ser sempre monitorado para minimizar riscos de contaminação, morte de animal, risco de botulismo, entre outros fatores.

2) Garantir que o misturador siga, da melhor forma possível e com a maior precisão, as instruções referentes àquela mistura, com a quantidade certa de cada um dos ingredientes.

3) Observar a sequência correta de colocação dos ingredientes.

4) Respeitar o tempo de mistura.

É necessário que os ingredientes, que possuem tamanhos e densidades diversas, estejam bem misturados. Quanto mais uniforme a dieta se mantiver ao longo do dia, mais se otimiza o desempenho dos animais e se minimiza o risco de distúrbios metabólicos.

Existem ingredientes que facilitam a mistura e outros que a dificultam, pois facilitam a seleção pelo animal. O volumoso úmido, que possui partículas bem uniformes e picadas, ajuda a agregar partículas e a misturar bem todos os alimentos. Já o volumoso mais seco, por sua vez, cria certa dificuldade de mistura.

Quando há ingredientes tão distintos quanto a polpa cítrica peletizada e o milho moído, aumenta-se a dificuldade de homogeneização desses ingredientes na dieta.

Quanto mais seca a dieta, mais difícil de homogeneizá-la
. O ideal é que se tenha certa umidade na dieta. Por isso, às vezes adiciona-se um pouco de água para ajudar a agregar. Nos Estados Unidos, usa-se, muitas vezes, gordura ou melaço para obter esse resultado.

Protocolos de adaptação

Com relação aos protocolos de adaptação, independente de qual protocolo utilizado, a partir do momento em que os lotes de animais foram formados e trazidos para o confinamento, é muito importante que a primeira dieta seja fornecida e que os animais consumam essa dieta livremente, ou seja, eles vão nos “contando” o que querem comer.

Essa primeira dieta é uma dieta segura, que permite deixar que o animal ganhe peso relativamente rápido, sem restrição. É bom que ele ganhe peso rápido nessa fase, para depois vir com a segunda dieta, já com mais concentrado, depois a terceira dieta e, depois, a dieta final.

A partir da segunda dieta, o ideal é não deixar mais o animal ganhar peso à vontade. Controla-se esse ganho para evitar que o animal engorde muito rápido - como ela já é uma dieta muito energética -,  e depois tenha distúrbios metabólicos, tendo uma flutuação muito grande.

Confira, na videoaula abaixo, o professor Dr. Flávio Augusto Portela Santos, da Esalq/USP, explicando sobre a importância da mistura adequada dos ingredientes:
 

Esta videoaula faz parte do curso online Manejo da alimentação de bovinos em confinamento do EducaPoint. Neste curso, o professor Flávio Portela Santos complementa com demonstrações práticas seu outro treinamento disponível na plataforma (Terminação de bovinos em confinamento).

Grande especialista no assunto, com diversos trabalhos de pesquisa na área, o Prof. Flávio explica como realizar a adaptação dos animais na chegada do confinamento, tanto em relação ao ambiente como também à transição da dieta, ensina como fazer a leitura de cocho, analisando sobras ou excedentes, e também como garantir uma boa mistura dos ingredientes e qualidade da dieta oferecida.

Para participar desse treinamento, assine o EducaPoint! Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são mais de 150 temas).

Conheça os planos aqui! 

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP