Mitos e verdades sobre fenação

Postado em: 31/10/2018 | 4 min de leitura Escrito por:
O feno é um alimento volumoso preparado mediante o corte e desidratação de plantas forrageiras, num processo denominado de fenação. Resumindo, é o processo de desidratação que transforma a forragem verde, com 65-80% de umidade, em feno com 10 a 20% de umidade. Desta forma, a forragem pode ser guardada por vários meses, conservando o seu valor nutritivo.

A produção de feno consiste em uma integração entre solo, planta, clima e animal. O solo precisa de nutrientes, para que a planta produza. Além disso, o clima precisa ser favorável, tanto para a planta produzir, como para secar o feno. O animal é o ponto final, já que o feno é um alimento, uma forragem conservada.

De nada adianta conservar uma forragem que não tem condições de ser fornecida ao animal. Isso fará com que o produtor gaste duas vezes: na produção do feno não utilizado e na compra de outro alimento ao animal.

Confira mais informações nesse artigo: Fenação: conheça as três etapas desse processo.

Durante a fenação podem ocorrer perdas e alterações na qualidade da forragem. Para melhorar a eficiência do processo, é fundamental conhecer as exigências de cada uma das etapas, incluindo, a questão do armazenamento.

Confira abaixo alguns mitos e verdades sobre o processo de fenação:

MITO: Os galpões de armazenamento de feno precisam ser altamente tecnificados
VERDADE: Os galpões não precisam ser tecnificados, mas sim, cobertos, protegendo o feno.

O feno deve ser armazenado em galpões arejados e protegidos da umidade na forma de fardos ou a granel. O produtor tem a liberdade de decidir se quer armazenar em fardos ou a granel, mas deve-se atentar à ausência de umidade e presença de circulação de ar.

É necessário que o ambiente seja arejado, para que não ocorra combustão espontânea do feno. Essa ocorre por aumento da temperatura em feno seco, quando não há circulação de ar disponível.

Também deve-se evitar que se molhe novamente o feno, através de chuvas ou goteiras no depósito, pois a umidade pode levar o material à fermentação o que, por sua vez, pode também aumentar sua temperatura e levar à combustão.

MITO: Não há uma ordem correta de armazenamento do feno no galpão, desde que cumpram os requisitos citados acima.
VERDADE: Os fenos devem estar organizados no galpão.

Como em qualquer indústria, é necessário ter um controle sobre o que entra e o que sai de dentro do galpão. Assim, recomenda-se que sesepare os fenos mais velhos, que devem ser divididos em montes.

Deve-se, também, evitar o contato com o solo e paredes, colocando o feno sobre estrados de madeira, para que não pegue a umidade do chão.

Outra recomendação é colocar a data de produção nos lotes, bem como todas as informações relacionadas a ele. Com isso, é possível mapear todas as informações relacionadas àquele feno.

O tempo de estocagem influencia na qualidade do feno. Quanto mais velho o material armazenado, mais contato com o ar ele tem, podendo sofrer alterações.

MITO: O único problema da umidade é o aumento de temperatura, com possibilidade de combustão espontânea.
VERDADE: Em fenos com mais de 25% de umidade, pode ocorrer o aparecimento de mofos e aquecimento

A umidade no feno pode, mesmo, levar à ocorrência de fungos, que podem ser fornecidos ao animal e causar sua morte.

Isso fará com que o produtor que vende feno a outros criadores tenha sérios problemas comerciais, pois, uma vez que seu feno esteja mofado e cause a morte de animais, sua credibilidade no mercado cai a zero.

Caso seja notado um aumento na temperatura do feno, recomenda-se abrir imediatamente a pilha para que esse material não contamine o restante e para que não entre em combustão espontânea.

A limpeza entre as pilhas de feno também é essencial, já que a sujeira pode atrair roedores.

MITO: Cobrir o feno com plástico é uma boa alternativa para proteção contra umidade.
VERDADE: Colocar o feno em locais altos, não em contato com o chão é melhor do que cobrir com plástico.

A cobertura do feno com plástico não é recomendada, devido ao aumento da temperatura e à impossibilidade de circulação de ar. O ideal é que o feno seja armazenado em uma altura longe do solo. Quanto mais alta a cobertura, maior a circulação de ar.

E você, já teve problemas com o armazenamento do feno? Tem facilidade em armazenar o feno de forma que fiquem secos e arejados? Talvez você possa se interessar pelo curso on-line Processo de fenação: estratégias para produzir volumoso de qualidade, do EducaPoint.

Aproveite para fazer outros vários cursos on-line da plataforma EducaPoint, pagando pela assinatura e tendo acesso a mais de 125 temas! 

Aproveite também o aplicativo do EducaPoint! Nele, você pode baixar qualquer vídeo-aula para assistir enquanto estiver offline, ou seja, mesmo quando não tiver uma conexão com internet, bastando manter sua assinatura ativa no EducaPoint! 

Se você já é assinante do EducaPoint, basta clicar aqui para realizar o download 

Se ainda não é assinante, conheça mais sobre os planos de assinatura.   

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
www.educapoint.com.br

Dúvidas, críticas ou sugestões de temas? Envie um e-mail para  
contato@educapoint.com.br


Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP