Novilhas: como o monitoramento da taxa de crescimento contribui para uma melhor produção de leite?

Postado em: 23/11/2018 | 4 min de leitura Escrito por:
O principal objetivo da criação tanto de bezerras como de novilhas leiteiras deve ser o produtor, ou seja, deve-se buscar novilhas que estarão prontas para parir entre 23 e 24 meses se animais de sangue europeu. No caso de animais com sangue zebuíno, como o Girolando, essa meta de idade ao primeiro parto pode ser aumentada para 26 a 28 meses.

Uma das estratégias que pode contribuir para o sucesso dessa atividade é o monitoramento do crescimento das novilhas. Essa é uma das áreas mais estudadas no setor de criação de novilhas, mas continua sendo um grande desafio.

Resultados de experimentos mostraram um efeito curvilíneo entre a taxa de crescimento pré-púbere e a produção de leite na primeira lactação.

Confira o gráfico abaixo:



Nota-se no gráfico que animais que tiveram um ganho de peso muito baixo, aquém de 600 gramas, produziram pouco leite ao se tornarem vacas. Houve um ápice ao redor de 800 gramas, sendo esse o motivo de esse valor ser o alvo de ganho de peso recomendável. No entanto, o gráfico mostra que a partir de 800-1000 gramas, houve um decréscimo no desempenho dessas novilhas após se tornarem vacas.

Qual o significado desse efeito curvilíneo?

Significa que criar novilhas a taxa de ganho de peso reduzida (abaixo de 800 gramas por dia) reduz a produção de leite na primeira lactação. Por outro lado, submeter as novilhas a taxas de crescimento muito altas (acima de 800 gramas por dia) também reduz a produção de leite futura.

Dessa forma, no período pré-púbere de uma novilha leiteira, que normalmente se estende do segundo ao décimo mês de vida, criar novilhas a uma taxa de ganho de peso de 800 gramas por dia resultam nas maiores produções de leite na primeira lactação.

Esse período pré-púbere também é conhecido como período alométrico da glândula mamária. A palavra alométrico significa que a glândula mamária cresce mais rápido que os outros tecidos corporais. Os excessos de energia da dieta serão acumulados nesta glândula mamária em formação.

É por isso que dificilmente recomenda-se fornecer silagem de milho às novilhas precocemente, principalmente nesse intervalo entre o segundo e o décimo mês de vida. Isso porque a silagem de milho é um alimento desbalanceado para as novilhas, já que tem muita energia e pouca proteína. Durante essa fase, se houver excesso de fornecimento de energia, o excesso de tecido adiposo formado pode ser preferencialmente infiltrado na glândula mamária, comprometendo para sempre a futura produção de leite.

É apenas entre o segundo o o décimo mês de vida da novilha que a expansão dos ductos alveolares da glândula mamária ocorre. Nesse período, se a novilha receber energia demais, a expansão dos ductos alveolares será comprometida ou limitada pela presença de gordura que está sendo infiltrada ao mesmo tempo. Dessa forma, a potencial expansão dos ductos alveolares não ocorre plenamente, gerando uma vaca com menor potencial produtivo.

O excesso de tecido adiposo produz um hormônio chamado leptina, que reduz a proliferação dos custos alveolares na glândula mamária.

Monitoramento do crescimento do esqueleto

Além do peso, o ideal é monitorar alguma medida de crescimento do esqueleto de novilhas, como altura da cernelha, altura na garupa ou largura na garupa.

Além disso, deve-se monitorar o escore de condição corporal das novilhas evitando os excessos, mantendo-se a meta de 3,00 a 3,50 de ECC. Deve-se também favorecer o crescimento muscular. Por isso, deve-se ajustar o teor de proteína bruta da dieta e não subfornecer proteína, pois isso impediria o pleno desenvolvimento muscular.

Confira a tabela abaixo:



Ela pode ajudar no momento do monitoramento de novilhas, checando o peso e a altura do animal e comparando com os ideais, resumidos na tabela.

Pode-se também criar planilhas para o monitoramento de novilhas.

Como calcular o peso ideal?

Existem duas fórmulas para calcular o peso ideal.

- Bezerras de até 3 meses de vida:

(Idade_meses * 30,5* 0,667) + 40

Onde:

30,5 é o número de dias dentro do mês;
0,667 se refere ao ganho de peso de 667 gramas por dia;
40 kg é o peso ao nascer.

- Bezerras de mais de 3 meses de vida:
[(Idade_meses -3) * 30,5 * 0,800] + 100

0,800 se refere ao ganho de peso de 800 gramas por dia;
100 kg é o peso que o animal deveria ter no início do terceiro mês de vida;

A diferença de 0,667 para 0,800 é porque as bezerras crescem a uma velocidade um pouco inferior aos animais já desaleitados.

Essas fórmulas até podem parecer complicadas à primeira vista, mas ao serem colcocadas no Excel, fica simples de fazer essa averiguação. O índice é calculado pela relação entre o peso atual e o peso ideal.

Como você monitora o desemepenho de suas novilhas e seleciona as melhores para permanecerem no rebanho? Quais são os principais índices zootécnicos que utiliza na sua fazenda?

Se quiser conhecer mais índices relacionados à criação de bezerras e novilhas, confira o curso on-line Índices zootécnicos: econômicos, de criação de animais jovens e de produção sob pastagens, do EducaPoint. O curso é ministrado por Rodrigo de Almeida, professor da Universidade Federal do Paraná.

Além desse cursoRodrigo de Almeida preparou para o EducaPoint, uma série de outros cursos sobre o assunto. Confira abaixo a lista completa:

Índices nutricionais e de manejo alimentar
Índices reprodutivos e de melhoramento
Índices de produtividade leiteira e composição do leite
Índices de produtividade leiteira e composição do leite

Para ter acesso a todos esses cursos, basta assinar a plataforma EducaPointO melhor de tudo é que esse acesso garante a você a possibilidade de fazer centenas de cursos pela ASSINATURA! 


Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
www.educapoint.com.br

Dúvidas, críticas ou sugestões de temas? Envie um e-mail para  
contato@educapoint.com.br

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP