Confira o passo a passo da montagem do material para a coleta do sêmen

Postado em: 13/03/2018 | 2 min de leitura Escrito por:

A coleta do sêmen para posterior avaliação no processo de seleção de touros pode ser feita de duas formas: com vagina artificial ou eletroejaculação.

Vagina artificial

Para funcionar adequadamente, a vagina artificial precisa de duas situações: temperatura e pressão.

Através da válvula que é posicionada na parte de cima da vagina artificial, é introduzida água quente (40 a 42oC) no sistema, com o auxílio de um funil ou por torneira elétrica, que ficará contida entre a parede da vagina e uma mucosa de borracha que passa no interior desse instrumento. Assim, respeita-se a primeira condição, que é a temperatura. Dentro da vagina artificial, a água deve ficar em torno de 38 a 39oC (temperatura fisiológica da vagina de uma fêmea bovina).

Para a pressão, coloca-se ar através da válvula da vagina artificial, fazendo com que o volume interno aumente um pouco. Dessa maneira, quando o touro tiver estímulo ejaculatório e colocar a glande peniana na extremidade da vagina artificial, ele reconhece a temperatura e a pressão, introduzindo o pênis no interior da vagina e ejaculando em sua parte posterior.

Coleta

Anexo à vagina artificial, é necessário encaixar um copo coletor. Uma das maneiras de se fazer isso é usando um tubo graduado acoplado a um saco plástico descartável, que será colocado na parte posterior da vagina para coletar o sêmen. Confira no vídeo abaixo como isso é feito.

Como o sêmen é uma amostra de células vivas, e essas são altamente vulneráveis ao meio-ambiente, é necessário colocar algum tipo de proteção na ponta do copo coletor, com isolamento térmico, protegendo o material de alteração de temperatura e de exposição à luz solar.

Eletroejaculação

Nesse caso, são necessárias canecas próprias para recolher o sêmen. Será necessário um operador segurando a caneca com o copo coletor embaixo do animal, enquanto os estímulos elétricos estão sendo realizados. A montagem com o copo coletor é bem semelhante à da vagina artificial.

Também é necessário aqui proteger o saco coletor contra trocas bruscas de temperatura.

Assista abaixo a aula sobre a montagem dos equipamentos necessários para a coleta de sêmen:

Essa aula faz parte do curso Avaliação andrológica e sua importância na seleção de touros, do EducaPoint, onde o médico veterinário André Crespilho, doutor em Reprodução Animal, ensina aos alunos desde a anatomia do aparelho reprodutor de bovinos, o processo de formação dos espermatozóides, até os procedimentos de coleta e manipulação do sêmen.

Assista ao curso completo e confira várias dicas práticas com demonstrações muito didáticas sobre todo o processo de coleta e avaliação de sêmen para a seleção de touros.

Para isso, basta assinar o EducaPoint! Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são mais de 100 temas).

Conheça os planos aqui



 

Mais informações

contato@educapoint.com.br

Telefone: (19) 3432-2199

Whatsapp (19) 99817- 4082

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP