Movendo grandes quantidades de silagem

Postado em: 10/04/2019 | 2 min de leitura Escrito por:

Por Thiago Fernandes Bernardes.

Artigo publicado anteriormente no site MilkPoint.


O reajuste na quantidade de silagem estocada na fazenda é algo comum e, desse modo, muitos me questionam se é possível mover (realocar de um silo para o outro) grandes quantidades de silagem.

Sim! É possível realocar a silagem, mas este processo envolve descarregamento, transporte, recompactação e vedação, ou seja, todos os procedimentos adotados quando se ensila originalmente. Então, a realocação requer de maneira contundente uma gestão precisa dos diversos estágios pelos quais ela passa. A propriedade precisa estar preparada para descarregar toda a massa e vedá-la em outro silo no menor tempo possível. Portanto, mais um questionamento nos vem em mente: Qual é o intervalo de tempo que todas essas ações devem ser executadas?

Por exemplo: a estabilidade da silagem de milho, em contato com o ar, tem duração que varia de 30 a 40 horas. Isso significa que a silagem se mantém inalterada em termos de perdas de nutrientes por esse período de tempo. Isso ocorre porque o contato com o oxigênio presente no ar ativa os microrganismos que causam tais perdas. Silagens de milho e sorgo são consideradas pouco estáveis porque possuem abundância de nutrientes para o crescimento dos microrganismos deterioradores. Desse modo, todas as operações devem ocorrer neste intervalo de tempo, o qual é considerado curto dependendo da quantidade a ser movida.

Em alguns casos, o produtor pode prever que a silagem produzida poderá ser realocada. Se isso ocorrer, ele pode lançar mão de aditivos que prolonguem a estabilidade da silagem por mais de 100 horas. Estes aditivos possuem ácidos que inibem/retardam o crescimento dos microrganismos.

Inoculantes a base da bactéria Lactobacillus buchneri ou ácidos são exemplos de prolongadores da estabilidade para silagens de cereais. Contudo, isso não significa que a reensilagem possa durar 100 horas. A aplicação do aditivo é utilizada com o objetivo de garantir que a realocação não seja prejudicada pela falta de tempo em executar as ações.

Ainda quanto ao uso de aditivos, os mesmos não devem ser aplicados quando tiver ocorrendo a remoção, pois o produto (silagem) já está pronto. Aditivos só apresentam resultado quando aplicados na matéria-prima original (forragem ou grãos).

Nos últimos anos, o comércio de silagem em fardos (500 kg) e em pequenos sacos (40 kg) apresentou acentuada elevação no Brasil, mas muitos produtores ainda necessitam mover silagem em grande escala. Em algumas situações não há envolvimento de comercialização, mas sim de mudança de local por algumas razões, o que exige a realocação. Independente do motivo fica aqui a informação que é possível realocar grandes volumes de silagem sem que haja perdas elevadas.

-----

Você gostaria de saber mais sobre produção e manejo de silagem? O artigo é de Thiago Fernandes Bernardes, Professor de Conservação de Forragens da Universidade Federal de Lavras que também uma dos instrutores da plataforma de cursos on-line, EducaPoint. Confira abaixo os cursos ministrados por ele:

Produção e uso de silagem de grãos de milho: grãos úmidos, reconstituídos e espigas

Produção e utilização de silagens

Processo de ensilagem: da colheita da planta de milho ao desabastecimento do silo

Para ter acesso aos cursos completos, você pode adquirir um ou vários deles e ter o acesso vitalício. Ou se preferir, pode se tornar um assinante e ter acesso à todos cursos da plataforma (que hoje já são mais de 140!).


Mais informações:

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP