Como a nutrição de precisão pode melhorar a eficiência na produção leiteira?

Postado em: 27/08/2018 | 2 min de leitura Escrito por:
 * por Marina Danés, professora da Universidade Federal de Lavras, especialista em nutrição de vacas leiteiras

O termo nutrição de precisão, em sua forma mais simplista, representa a busca por aumentar a precisão com a qual as dietas são formuladas, de modo a atender às exigências dos animais de forma mais correta, reduzindo as margens de segurança geralmente empregadas na formulação.

No entanto, essa prática só pode ser bem-sucedida se a quantidade de nutrientes fornecidos, ingeridos, e as exigências animais forem conhecidos com certo grau de certeza

Para que isso aconteça, são necessárias ações em diversas etapas do processo de alimentação, como composição de alimentos, mistura de ingredientes, consumo da dieta, características do animal, entre outros.

A figura abaixo demonstra as diversas etapas do processo de alimentação:
 

Figura. Etapas do processo de alimentação em uma fazenda produtora de leite.

Dessa forma, o conjunto de ferramentas necessárias para se fazer nutrição de precisão envolve todo o manejo alimentar, e por isso, prefiro chamar de alimentação de precisão.

Dentre as diversas definições propostas para este termo, a que mais fez sentido para mim foi a de Robert Meijer, apresentada na primeira Conferência Norte-Americana de Manejo de Precisão na Atividade Leiteira, em 2010. Segundo ele, manejo de precisão consiste em um “sistema de gerenciamento baseado em informação e tecnologia para identificar, analisar e controlar variabilidade nos processos da fazenda para otimizar performance, lucratividade e sustentabilidade.

Esta definição combina várias ideias poderosas que trabalham em harmonia para atingir maior eficiência produtiva: informação, tecnologia, e controle de processos.

Coletar informações soa como algo simples e, talvez por isso, não receba a atenção devida. O termo “precisão” geralmente é associado a alta tecnologia e investimentos, no entanto, está muito mais relacionado a mudanças no comportamento e análise dos dados da propriedade, com objetivos de controlar a variabilidade dos processos, do que com o alto investimento em si.

O principal objetivo da nutrição de precisão é oferecer diariamente uma dieta mais próxima o possível das exigências do animal. Outro conceito chave quando se fala neste tema, é a redução de desperdício de ingredientes utilizados na alimentação. A precisão permite mais informações, controle e menor variabilidade da dieta. No geral, isso resulta em maior eficiência e sustentabilidade.

Nutrição de precisão aplicada

Todas essas práticas são abordadas durante o curso on-line Nutrição de precisão aplicada, do EducaPoint, ministrado por Marina Danés.

Durante o curso, coleta e utilização de informações nas diferentes etapas do processo de alimentação serão discutidas com enfoque na melhoria do controle da variabilidade dos processos. Os alunos conhecerão medidas simples, que podem aumentar a eficiência da alimentação e lucratividade do sistema de produção leiteira como um todo.

Confira o conteúdo completo do curso e se torne cada vez mais eficiente no uso dessa tecnologia! Para isso, assine o EducaPoint.

Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são mais de 150 temas).

Conheça os planos aqui! 

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082  
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP