Fechar Precisa de ajuda?
Fechar
ATENDIMENTO ONLINE

PRECISA DE AJUDA?
TEM ALGUMA DÚVIDA?

Fale agora com um de nossos atendentes.
Das 8h às 12h e das 13h às 17h.

ENTRAR NO CHAT

BLOG

Postado em: 01/11/2018

O que se espera de um técnico comercial?

As relações entre técnicos e gerentes de empresas do agronegócio nem sempre são muito fáceis. As dificuldades surgem, muitas vezes, pelo fato de o técnico não saber exatamente o que se espera dele, frustrando, dessa maneira, as expectativas da empresa ou do gerente.

Quais são as expectativas que a direção e a gerência das empresas têm em relação ao técnico comercial?

Confira abaixo alguns requisitos esperados por empresas dos técnicos comerciais:

1) Que seja conhecedor da atividade

A primeira coisa que se espera de um técnico comercial é que ele conheça a atividade que está visitando. Assim, se o técnico está visitando, por exemplo, um produtor de leite, precisa estar realmente atualizado sobre os diversos sistemas de produção (pastagem, free-stall, compost barn, etc.).

Como os técnicos visitam diversas empresas, têm a oportunidade de estar atualizado e atento à atividade. Para isso, é necessário programar bem as visitas, garantindo sua qualidade, de forma que ela seja benéfica para ambas as partes, ou seja, para a empresa visitada e para o próprio técnico como fonte de informação que poderá ser usadas em outras visitas.

2) Que tenha embasamento técnico

Não é incomum técnicos deixarem muito a desejar no quesito embasamento técnico. No entanto, é imprescindível que o técnico possua uma bagagem técnica que lhe forneça a base para o atendimento de excelência.

Por exemplo, técnicos que trabalham com produtos voltados à reprodução precisam saber ensinar empresários e gerentes de empresas a compreender as taxas reprodutivas.

Os técnicos podem se diferenciar no mercado fornecendo informações técnicas a funcionários da fazenda, ajudando-os a se tornar cada vez melhores em suas funções. Esse crescimento das pessoas envolvidas cria vínculo e fidelidade.

3) Atendimento personalizado

É importante que o atendimento do técnico seja feito de acordo com as necessidades da empresa. Visitas a empresas sem objetividade devem ser evitadas. Por exemplo, não se deve "dar uma passada" na empresa apenas para ver se precisa de alguma coisa.

As visitas devem ser agendadas, com tempo, de forma que o próprio técnico sugira acompanhar algum processo específico para que se torne útil à empresa. Às vezes, o técnico precisa conquistar essa abertura junto ao empresário ou gerente, nem sempre sendo um procedimento fácil, mas é uma construção de confiança e relação que deve ser buscada pelos técnicos.

4) Que queira superar expectativas

Para superar as expectativas das pessoas, não há necessidade de grandes malabarismos, de ações fora da sua alçada. Geralmente, trata-se de atitudes simples, como identificar os pontos frágeis da empresa e passar isso de forma positiva ao gerente e ao empresário, indicando locais e propriedades para busca de soluções.

5) Conhecer bem seu produto

Empresários e gerentes deparam-se, às vezes, com situações em que algumas perguntas deixam claro que o técnico comercial dá respostas não condizentes com a realidade. Dessa forma, é essencial que o técnico conheça bem seu produto e faça uma indicação responsável.

Às vezes, é melhor o técnico adiar uma indicação de produto, porque a empresa não vai colher os frutos que colheria se estivesse melhor preparada, com outros problemas mais bem resolvidos, o que pode influenciar o produto que o técnico está oferecendo.

É importante que o produto seja compatível com o momento da empresa, com o sistema, com a genética, ou seja, com a real possibilidade de resposta do produto. Isso é ir além da venda do produto, passando a construir relações sólidas e duradouras.

6) Que o técnico ajude a empresa com seus contatos

Os gerentes e empresários também esperam que o técnico, através de sua rede de contatos, consiga ajudar a empresa em seu universo de problemas e desafios. O técnico não precisa saber tudo, mas pode ajudar a indicar onde está a solução.

Se você gostou desse artigo, poderá gostar também desse: O que você precisa para ser um bom técnico ou consultor rural? 

Além disso, poderá se interessar pelo conteúdo completo do curso on-line Abordagem técnico comercial: aprimorando as relações com superiores e clientes, do EducaPoint. Neste curso, Beto Carvalho, consultor em gestão de empresas agropecuárias, apresenta técnicas de abordagem comercial que podem ser utilizadas para melhorar suas vendas.

E mais: a assinatura do EducaPoint permite que você faça TODOS OS CURSOS (mais de 125 temas) !  Conheça mais sobre os planos de assinatura.   

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
www.educapoint.com.br

Dúvidas, críticas ou sugestões de temas? Envie um e-mail para  
contato@educapoint.com.br

Ficou com dúvidas, gostaria de sugerir de sugerir um tema ou saber mais sobre o EducaPoint? Envie uma mensagem para nós:

Enviar

Você está procurando soluções para público corporativo?

Cursos fechados ou vagas para grandes turmas

VEJA NOSSAS SOLUÇÕES
Rede Agripoint

Copyright © 2018 AgriPoint - Todos os direitos reservados

AgriPoint Serviços de Informação para o Agronegócio
CNPJ 08.885.666/0001-86

Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP

design salvego.com - desenvolvimento d-nex

Uma empresa associada da abed
ENCONTRE-NOS: