Quais os objetivos e benefícios do sistema ILPF?

Postado em: 15/08/2018 | 2 min de leitura Escrito por:
A integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), estratégia que integra atividades agrícolas, pecuárias e florestais na mesma área, visando uma produção sustentável, proporciona muitos benefícios gerados pelos efeitos sinérgicos dos componentes do sistema.

Geralmente, o que leva um pecuarista a buscar a instalação de um sistema de integração pecuária-lavoura-floresta (ILPF) são os problemas que aparecem na propriedade.



O Brasil tem 100 milhões de hectares de pastagens degradadas. A foto abaixo mostra um estágio crítico, com o surgimento de cupim:



Isso retrata que não está sendo investido na fertilidade do solo. Como o solo é a base do sistema, ele deve ser corrigido desde a base.

Além disso, faz com que a pecuária a pasto brasileira tenha baixos índices de produtividade, gerando, em muitos casos, prejuízo.



Muitas vezes, adota-se um sistema de soja durante todo o ano, ou então, soja com sucessão de milho safrinha. Na prática, a sucessão da soja e milho safrinha não seria um sistema ruim, mas o problema é o surgimento de doenças. Não se faz a quebra de ciclo de praga e doença quando se tem uma cultura, todo o ano, nesse mesmo ambiente.

Uma das formas de quebrar isso é fazendo rotação de cultura, inclusive, associando agricultura com pecuária.

O tráfego de máquinas e o não uso de plantas com sistema radicular mais profundo e agressivo favorecem o surgimento da compactação do solo.

Benefícios da ILPF





Excelência

Dessa forma, deve-se buscar a excelência nos dois sistemas, potencializar o sistema de produção como um todo e usar melhor a estrutura da fazenda para produzir mais, melhor e de forma mais lucrativa.

Cada problema solucionado, gera um benefício:







Confira abaixo o professor e pesquisador Dr. Edemar Moro, especialista em sistemas ILPF, explicando os benefícios desse sistema:
 
 

Essa é uma das aulas do curso on-line Integração lavoura-pecuária-floresta: bases para implantação do sistema, do EducaPoint. No curso, o professor e pesquisador Dr. Edemar Moro, ensina as bases para implantação do sistema, desde a primeira etapa do projeto (que não se aplica à propriedade, mas sim ao proprietário), passando pela implantação das culturas, até uma discussão sobre os resultados esperados.

Assista a este treinamento
e entenda como a integração lavoura-pecuária-floresta pode potencializar os resultados do sistema como um todo! 

Para isso, basta assinar o EducaPoint. Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são mais de 150temas).

Conheça os planos aqui!

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP