Pisos no free-stall: uma questão de segurança

Postado em: 26/02/2018 | 2 min de leitura Escrito por:
Os pisos são o ponto mais importante dentro da construção de um sistema free-stall e é o ponto mais crítico observado na maioria dos projetos.

Quais são os aspectos mais importantes referentes ao piso, quando se pensa na construção de um sistema de free-stall?

O objetivo da construção de pisos é ter uma boa aderência para que as vacas não escorreguem, dando uma boa mobilidade para os animais, e também que as vacas consigam andar tranquilamente e com grande segurança.

Os pisos ruins, com o tempo, começam a apresentar rachaduras e buracos, e isso leva a uma série de problemas nos cascos das vacas.

Confira as características fundamentais dos pisos em um sistema de free-stall:

-Grande resistência;
-Boa estabilidade dos pisos;
-Pouca aspereza, para que facilite os deslocamentos e não desgaste excessivamente os cascos.



O mais importante da construção dos pisos é que as vacas precisam se locomover muito bem e, ainda assim, demonstrar os sinais de cio (piso seguro para manifestação de monta).

Frisos

Os pisos devem ser frisados para dar toda a segurança aos animais. Os frisos devem acompanhar toda a extensão dos corredores, de modo que acompanhem toda a declividade do terreno.

O desenho dos frisos deve ser muito bem definido, de modo que os animais tenham boa segurança e não escorreguem. A distância entre os frisos deve ser de 5 a 7 cm. Quanto mais próximos forem os frisos, melhor para as vacas. Mas se forem muito juntos, tiram a resistência do concreto.

Resistência e durabilidade

Dar resistência e durabilidade ao piso é um detalhe muito importante e que não pode ser negligenciado. Isso pode ser feito através do uso de malhas ou trabalhar com pisos mais grossos, que dão mais resistência.

A consultoria de um engenheiro é muito importante para o projeto do piso do sistema de free-stall.



Essa aula faz parte do curso online “Confinamento em free-stall: como projetar e executar um sistema adequado”, disponível no EducaPoint.

Nele, o Médico Veterinário Marco Antônio Pádua Carvalho, especialista em gestão de fazendas leiteiras, mostra as medidas e materiais indicados para construção do barracão, desde o piso, pé direito e telhado, e ensina, com demonstrações práticas, como dimensionar camas, corredores e pistas de trato, como posicionar corretamente os bebedouros, aspersores e ventiladores, quais materiais podem ser utilizados como cama para as vacas, bem como os sistemas de limpeza e tecnologias disponíveis.

Para ter acesso ao curso completo, basta assinar o EducaPoint! Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são mais de 150 temas).

Conheça os planos aqui

Mais informações
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082
 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP