3 dicas sobre distribuição em sistemas que utilizam dieta total

Postado em: 05/09/2018 | 1 min de leitura Escrito por:
A TMR (Total Mixed Ration), mais conhecida como Dieta Total, tem sido cada vez mais utilizada nos sistemas de produção leiteira. Esta ferramenta de manejo consiste, basicamente, na mistura uniforme dos ingredientes da dieta, evitando a seleção pelos animais, promovendo assim uma boa ingestão de matéria seca e um ambiente ruminal equilibrado.

No entanto, comumente são vistas muitas falhas no preparo, no carregamento ou na distribuição da TMR, impactando diretamente na qualidade da dieta oferecida e, consequentemente, nos índices produtivos.

Confira 3 dicas sobre distribuição em sistemas que utilizam dieta total:

Dica #1: Espaçamento de cocho e tamanho dos lotes

O espaçamento ideal é de 70 a 80 centímetros lineares por cabeça. Espaçamentos muito menores causarão muita competição entre os animais e consumo abaixo do esperado.

Dica #2: Cuidados no agrupamento dos animais

É interessante utilizar mais de um lote para agrupar os animais tendo em vista tamanho corporal, peso, estágio da lactação, nível de produção e se são ou não primíparas.

Dica #3: Distribuição

É necessário que o operador esteja capacitado para fazer a distribuição homogênea ao longo de toda a linha do cocho. Ele deve prestar atenção na velocidade de trabalho, na abertura e regulagem da tampa do vagão forrageiro para garantir a distribuição homogênea. Uma distribuição não homogênea causará competição e consumo desuniforme entre os animais.

Confira as dicas do engenheiro agrônomo, Paulo Stacchini, no vídeo abaixo:

Essas e muitas outras dicas importantes para obter os melhores resultados com a dieta total podem ser vistas no curso: TMR na alimentação de vacas leiteiras: dicas práticas para melhores resultados, do EducaPoint, ministrado pelos especialistas em produção animal, João Paulo V.A. dos Santos e Paulo Stacchini.

No curso, eles explicam com demonstrações práticas como realizar o correto preparo, carregamento e distribuição da TMR, quais os pontos críticos e falhas mais frequentes no processo, como mensurar o consumo pelos animais, além de ensinar aos alunos como fazer o gerenciamento de TMR´s, garantindo eficiência operacional, estabilidade no fornecimento de nutrientes aos animais e maior rentabilidade para o sistema de produção. 

Confira cada uma dessas dicas e garanta os melhores resultados! Para isso, assine o EducaPoint.


Com planos totalmente acessíveis, a plataforma oferece o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os assinantes têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são mais de 150 temas).

Conheça os planos aqui! 

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082  
Acesse os conteúdos relacionados a esse post:

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP