Como prevenir a Tristeza Parasitária Bovina (TPB)?

Postado em: 30/01/2018 | 1 min de leitura Escrito por:
A Tristeza Parasitária Bovina (TPB) é uma das maiores causas de mortalidade em diversas categorias animais, principalmente bezerros, tendo enorme importância nos sistemas pecuários.

O termo “tristeza” veio do campo, e foi muito bem aceito pelo meio acadêmico, por denotar um sintoma muito característico dos animais doentes, que é seu aspectotriste”.

A TPB caracteriza-se por um complexo de doenças, causadas por protozoários do gênero Babesia spp. e riquétsias do gênero Anaplasma spp. Independente do agente, os danos clínicos desencadeados nos bovinos são muito semelhantes, e é por isso que esses agentes são denominados, no campo, como pertencentes ao complexo da tristeza parasitária bovina.

O melhor remédio para essa doença, continua sendo a prevenção! Aprenda com o Dr. Welber Lopes, professor da Universidade Federal de Goiás e instrutor do EducaPoint, alguns métodos de prevenção:



Esse vídeo que acaba de assistir, é uma das aulas que compõem o curso online “Tristeza parasitária bovina: diagnóstico, tratamento e controle deste complexo de doenças". O objetivo do treinamento é apresentar a biologia de cada um desses agentes, como são transmitidos, quais os aspectos biológicos e patológicos, bem como os sinais clínicos desenvolvidos pelo animal afetado.

Durante as aulas, o instrutor apresenta fatores epidemiológicos que podem influenciar na ocorrência do complexo TPB, bem como os métodos de diagnóstico que podem ser utilizados, tanto a campo como laboratoriais. O especialista em parasitologia aborda os tipos de tratamentos, apresentando resultados de pesquisas recentes, e faz uma ampla discussão sobre a importância do tratamento suporte como auxiliar aos tratamentos específicos.

Dr. Welber também ensina os principais métodos de controle dessas doenças e, ao final do curso, apresenta alguns surtos que vêm ocorrendo em diferentes regiões brasileiras, e como foram controlados.

Assista a este treinamento avançado e saiba como prevenir, diagnosticar e tratar corretamente os casos de Tristeza Parasitária Bovina. Para isso, basta assinar agora mesmo o EducaPoint! Não há fidelidade no serviço, os planos são totalmente acessíveis e flexíveis, e podem ser cancelados a qualquer momento.

Confira os planos de assinatura: https://www.educapoint.com.br/v2/checkout/ e adquira agora o seu! 

Mais informações
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082
 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP