Programas reprodutivos para novilhas: confira os pontos principais a serem considerados

Postado em: 16/05/2018 | 2 min de leitura Escrito por:
Os programas reprodutivos para novilhas têm como objetivo obter um animal gestante de maneira eficiente, simples e econômica. Confira abaixo um resumo dos principais pontos que devem ser levados em consideração:

Novilhas devem ser inseminadas quando atingirem um certo grau de desenvolvimento corpóreo. Isso é determinado basicamente em função da proporção do seu tamanho em relação ao genótipo da raça do animal adulto.

No caso de vacas holandesas, a novilha deve ser inseminada com 55% do peso adulto, que vai estar em cerca de 350 a 380 quilos de peso vivo.

Em muitos rebanhos, o uso de prostaglandina de detecção de cio diária é o método mais simples de se aumentar a taxa de inseminação e prenhez.

Vale destacar que, mesmo nesses rebanhos, há a oportunidade de se ganhar um pouco a mais, que, nesse caso, significa reduzir o custo por prenhez, se forem implementados programas de inseminação artifiial em tempo fixo (IATF) para a primeira inseminação desde que não se perca em fertilidade. Com isso, insemina-se todos os animais mais rápido, eliminando mais de 60% da população do pool de animais que precisam ser reavaliados e reinseminados, o que tem um valor econômico para o produtor.

Plano de ação para novilhas

1) Programa de cria e recria

É necessário ter um programa de cria e recria para novilhas. É importante avaliar esse programa para ver se está de acordo – não basta apenas implementar IATF, por exemplo, na reprodução. A boa reprodução em novilha requer um animal que esteja preparado para entrar em atividade produtiva. Para isso, é necessário avaliar a cria e a recria.

2) Controle de doenças

É importante ter controle de doenças, porque isso atrasa o crescimento dos animais.

3) Programa de saúde nutricional

É necessário implementar um programa de saúde nutricional para garantir que o animal ganhe peso adequadamente, atingindo os índices de tamanho, desenvolvimento, peso, altura na idade adequada para a primeira inseminação.

4) Instalações e ambiente adequados

É preciso ter instalações e ambiente adequados para que isso seja avaliado. Além disso, o ambiente adequado permite que a novilha expresse cio, já que a detecção de cio é o principal método para determinar se o animal será inseminado ou não.

5) Avaliação de dados

É necessário usar os dados do próprio rebanho para avaliar se o programa está funcionando ou não.

6) Estratégia reprodutiva

É necessário avaliar dentro do contexto de cada rebanho se há a necessidade de mudança. Muitas vezes, os resultados são bons, de forma que a mudança não é imperativa, mas pode haver uma oportunidade escondida, como por exemplo, reduzir custo por prenhez através da manipulação do programa reprodutivo.

Esse conteúdo faz parte do curso on-line Manejo reprodutivo de rebanhos leiteiros de alta produção, do EducaPoint. O curso, ministrado pelo o professor José Eduardo Portela da Universidade da Flórida, traz o que há de mais recente nas pesquisas sobre reprodução com manejo de bovinos leiteiros.

Clique aqui e confira o conteúdo programático completo desse curso. Assista os vídeos e aprenda com uma das maiores autoridades no assunto, como melhorar a eficiência reprodutiva de rebanhos leiteiros. Para isso, assine o EducaPoint.

Com planos totalmente acessíveis
, a plataforma oferece em um sistema de assinatura o que há de melhor e mais atual na pecuária brasileira, e os usuários têm acesso ilimitado a TODOS os cursos (já são cerca de 150 temas).

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP