Proteína para vacas leiteiras: 3 coisas que você precisa saber antes de formular dietas

Postado em: 24/10/2018 | 3 min de leitura Escrito por:
Muitas vezes, as dietas tradicionalmente oferecidas a vacas leiteiras apresentam teores excessivos de proteína, o que, além de representar prejuízos econômicos, impacto ambiental, pode também comprometer o desempenho reprodutivo de rebanhos leiteiros.

Desta forma, é muito importante conhecer alguns conceitos importantes antes de formular dietas e definir as fontes e teores de proteína que serão utilizados no rebanho.




1. O que são proteínas?

Do ponto de vista estrutural, proteínas são cadeias de aminoácidos (AA), unidos por ligações peptídicas. São macromoléculas presentes nas células, com funções diversas como componentes estruturais, funções enzimáticas, funções hormonais, recepção de estímulos hormonais e armazenamento de informações genéticas.

Na natureza, existem 20 aminoácidos que formam as proteínas e esses podem se combinar de diferentes formas, formando diferentes proteínas.


Figura 1: Exemplo de uma molécula de proteína.

O aminoácido, por sua vez, é uma molécula que tem um carbono central, ligado a um grupo amina, grupo carboxila, um hidrogênio e um radical. É o radical que diferencia um aminoácido do outro.


Figura 2: Aminoácido


2. O que normalmente se utiliza na formulação de dietas?

Do ponto de vista nutricional o que se utiliza para cálculos nas dietas de ruminantes é o termo Proteína Bruta (PB) que nada mais é que: o resultado de uma análise laboratorial do teor de nitrogênio de uma amostra de alimento, multiplicado por 6,25 pois, a proteína tem em sua composição 16% de nitrogênio.

No entanto, o nitrogênio desta análise contempla além do nitrogênio presente na fração proteica, o nitrogênio não proteico também, representado por: AA livres, peptídeos, ácidos nucléicos, aminas e amônia. Isso é de extrema importância porque cada tipo de nitrogênio se comporta de um jeito no organismo do animal, impactando o fornecimento real de proteína ao ruminante.

Desta forma, diversos estudos demonstram que a fração de Proteína Bruta não traz informações suficiente para formular dietas e muitas vezes explica a baixa eficiência na utilização do nitrogênio na prática.

3. Do que a vaca realmente necessita?

Via de regra, as vacas não precisam de proteína, o que elas precisam é de aminoácidos.

O que isso quer dizer então? De todo o nitrogênio e fração proteica fornecida, o que a vaca absorve em seu intestino delgado são aminoácidos: sejam eles provenientes da proteína fornecida na dieta, da proteína endógena ou da proteína microbiana que chega no intestino delgado dos animais.

A fração de aminoácidos absorvida e utilizada para as funções vitais, para mantença, gestação e produção é conhecida como Proteína Metabolizável. Esta é a fração de proteína utilizada pelos modelos nutricionais atualmente e que mais se aproxima do que o animal de fato utilizará.

A eficiência de utilização da proteína metabolizável depende de uma série de fatores como o perfil de aminoácidos, disponibilidade de energia e estímulos hormonais.



Você gostaria de entender melhor vários aspectos relacionados à formulação de dietas para suas vacas? Certamente gostará dos artigos a seguir:

Fontes de lipídeos na suplementação de vacas leiteiras

Tamponantes: quais os benefícios da sua utilização?

Suplementação de vacas leiteiras com aditivos

Além disso, poderá se interessar por alguns dos cursos on-line do EducaPoint que abordam esse tema:

Nutrição de precisão aplicada

Nutrição de vacas leiteiras - carboidratos

Nutrição de vacas leiteiras - proteínas

Nutrição de vacas leiteiras - lipídios

Nutrição de vacas leiteiras - suplementação com aditivos

Vale lembrar que TODOS os cursos podem ser feitos com apenas uma assinatura na plataforma EducaPoint (já são mais de 120 temas!).  Acesse o site da plataforma EducaPoint.

Conheça mais sobre os planos de assinatura
.   

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082 
www.educapoint.com.br

Dúvidas, críticas ou sugestões de temas? Envie um e-mail para  
contato@educapoint.com.br

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP