Quais os impactos de doenças na produtividade e fertilidade de vacas leiteiras?

Postado em: 12/04/2017 | 1 min de leitura Escrito por:
Durante o período de transição, vacas leiteiras passam por uma série de alterações em sua vida. A vaca que estava gestante e não lactante, passa para um estado de não gestante e lactante e uma série de mudanças ocorre em seu metabolismo para suportar a produção de leite.

Um dos fatores que impactam as alterações do período é a redução no consumo que ocorre no início da lactação, fase em que as exigências nutricionais são maiores. De acordo com Santos et al. (2012), apesar de potentes controles homeostáticos e ajustes homeorreticos para lidar com as alterações no metabolismo causadas pela produção de leite, 45 a 60% de vacas leiteiras em diferentes níveis de produção de leite, raças e sistemas de produção desenvolvem doenças metabólicas e infecciosas nos primeiros meses de lactação.

São muitos os impactos das doenças que ocorrem neste período, sejam na menor produtividade ou nos parâmetros reprodutivos. A comunidade científica tem concentrado seus esforços em entender os mecanismos responsáveis por estas alterações e como minimizar os impactos deste período. Santos e seus colaboradores (2012) relatam que vacas que têm problemas no periparto apresentam um atraso no retorno à 1ª ovulação pós-parto, menor prenhez por inseminação e aumento na perda de prenhez.

Assista o vídeo abaixo com José Eduardo Portela Santos e, saiba mais sobre os impactos da ocorrência de doenças no periparto.

 

O conteúdo completo deste treinamento e muitos outros temas estão disponíveis no EducaPoint, plataforma de uso exclusivo para assinantes. 

Para acessar o conteúdo completo deste treinamento com José Eduardo Portela Santos (Flórida University) - um dos maiores especialistas em reprodução de bovinos leiteiros - clique no link: Importância do período de transição para saúde, produção e reprodução de vacas leiteiras
 

Sobre o EducaPoint

O EducaPoint é a maior plataforma de ensino online voltada ao agronegócio, oferece um amplo portfólio de cursos, ministrados por profissionais que fazem a diferença no campo. 

É uma ferramenta essencial para todos que buscam desenvolver novas habilidades técnicas e gerenciais. As informações e conhecimentos apresentados são de alto nível, e se aplicadas com sabedoria, podem levar os usuários a um novo patamar nos negócios.



Mais informações:
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082


Referências Bibliográfica:
Santos et al. Nutrição, metabolismo e reprodução em vacas de leite. Anais da XXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões, Foz do Iguaçu, 2012.

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP