Qualidade e quantidade de água são críticas para o desempenho das vacas

Postado em: 25/09/2018 | 5 min de leitura Escrito por:
A água é um elemento essencial para a produção de leite. Sua importância, em termos de quantidade e qualidade, nunca deve ser subestimada. Por ser responsável por 87% da composição do leite que a vaca produz, o fornecimento de água limpa e segura é essencial para maximizar seu desempenho.

O consumo de água pelo rebanho leiteiro varia de acordo com a idade, alimentação, período de gestação, produção de leite, clima, entre outros. Há estimativas de consumo de água por vaca por dia que vão desde 80 litros até 190 litros.

Sinais comuns de baixa ingestão e baixa qualidade da água em vacas em lactação incluem:

  - depressão da função imunológica (contagem elevada de células somáticas);
   -  aumento da falha reprodutiva (falha na concepção, morte embrionária precoce/abortos);
    - aumento de padrões alimentares erráticos (redução do consumo de matéria seca, e aumento de incidência de distúrbios metabólicos).

A quantidade ou disponibilidade de água é tão importante quanto a qualidade. As vacas leiteiras passam de 4 a 5 horas por dia ingerindo alimentos e apenas 20 a 30 minutos por dia bebendo água. Assim, facilitar o acesso à água é um fator crítico para atender às suas necessidades de hidratação.

A vaca leiteira depende da disponibilidade de água para manter o volume sanguíneo, a função dos tecidos, a atividade ruminal e o fluxo adequado de alimentos através do trato digestivo.

Dicas para otimizar o consumo de água:

    -  Fornecer acesso à água limpa quando as vacas saírem da sala de ordenha;
      -   Fornecer espaço disponível adequado por vaca;
  - Assegurar uma taxa adequada de enchimento para manter uma profundidade de água mínima de 7,5 cm no cocho;
      -   Disponibilizar pelo menos dois bebedouros por curral;
      -   Fornecer acesso à água a uma distância de 15 m do cocho;
      -   Monitorar a tensão dispersa nos bebedouros e nas áreas ao redor deles.

O consumo de água fornece de 60 a 80% das necessidades de água das vacas secas e lactantes enquanto a alimentação deve fornecer praticamente todo o restante (Figura 1). No entanto, a quantidade de água fornecida pelos alimentos irá variar de acordo com a matéria seca do alimento. E em dietas mais secas a quantidade de água disponível deverá ser maior. A temperatura ambiente e o nível de produção também são fatores que afetam a necessidades de água dos bovinos.

Fontes de água para vacas leiteiras
Figura 1: Fontes de água para vacas leiteiras

Quantidade ideal de água na fazenda

No Brasil, a Instrução Normativa 62 determina que a propriedade deve garantir o seguinte volume de água:

    -  100 litros por animal a ser ordenhado;
    -  6 litros de água para cada litro de leite produzido.

O objetivo básico dessa exigência é que o produtor tenha volume suficiente de água para sua produção.

Se considerarmos como exemplo uma fazenda contendo 60 vacas ordenhadas, 25 novilhas e 15 bezerras e um consumo médio de 100 litros de água por animal, o volume total para consumo dos animais nessa fazenda seria de 10.000 litros de água por dia.

Considerando uma produção média de 25 litros de leite produzidos por cada uma das 60 vacas em lactação, o total de leite seria de 1500 litros. Acrescentando a quantidade de água utilizada na higienização (6 litros de água/litro de leite produzido), são necessários mais 9.000 litros de água por dia.

Assim, conclui-se que, nessa situação acima, a necessidade de água disponível diariamente é de, no mínimo, 19.000 litros de água.

A reserva de água que uma fazenda deve ter está relacionada ao seu consumo diário. No entanto, essa reserva é limitada à fonte, ou seja, à vazão da fonte de água. Deve-se considerar variações sazonais que levam à seca de fontes em alguns períodos. Dessa maneira, é necessário conhecer a vazão real da região onde a fazenda está localizada.

Além disso, o dimensionamento dos reservatórios é um ponto chave para garantir a quantidade de água suficiente para a produção leiteira, bem como para que se faça a higienização e o tratamento correto dessa água.

Reservatórios de água muito pequenos, ainda que a vazão da fonte de água seja suficiente para o fornecimento do volume diário necessário, podem não ser uma boa ideia. Isso porque, qualquer tipo de problema que ocorra com o abastecimento desse reservatório, como a quebra de uma bomba, por exemplo, pode gerar falta de água para a fazenda.

Reservatórios de maior volume são soluções mais interessantes, por permitirem o correto tratamento da água, além de garantir o abastecimento na fazenda por mais tempo. Também é possível redistribuir essa água em reservatórios menores.

Dessa forma, fica claro que o planejamento e a gestão da água em uma fazenda leiteira é essencial para garantir o desempenho, a saúde e o bem-estar dos animais, mas não é uma tarefa que pode ser feita sem que se dê a devida atenção.

Você tem dúvidas sobre como fazer a gestão da quantidade e da qualidade da água na sua fazenda? Já passou por problemas relacionados ao consumo inadequado de água pelos animais? Ou por questões relacionadas à contaminação do leite pela má qualidade da água? (Acesse esse artigo para saber mais sobre isso: Em que momento a qualidade da água vai afetar a qualidade do leite? )

Caso esse seja seu caso, aproveite para conhecer o curso on-line Gestão da qualidade e quantidade de água na produção leiteira.

No curso, João Luís dos Santos, que atua há mais de 15 anos no desenvolvimento de soluções e tecnologias para tratamento da água na produção animal, traz aos participantes conhecimentos sobre o assunto e soluções possíveis de serem implementadas no dia a dia da fazenda. Confira aqui o conteúdo completo do curso.

A platafoma EducaPoint tem muitos outros treinamentos on-line. Já são mais de 120 temas e a assinatura permite a participação em TODOS OS CURSOS! Conheça mais sobre os planos de assinatura.

Mais informações:

contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082

Referências:

Artigo: Water Quality and Quantity Critical to Dairy Cow Performance, da Hoard’s Dairyman.

Curso: Gestão da qualidade e quantidade de água na produção leiteira.

 
 

Gostou do assunto? Assine o EducaPoint, a plataforma com vários conteúdos sobre esse e muitos outros temas!

Copyright © 2024 MilkPoint Ventures - Todos os direitos reservados
CNPJ 08.885.666/0001-86
Rua Tiradentes, 848 - 12º Andar - Centro - Piracicaba - SP